“Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com, e me destes de comer; eu estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em sua casa; estava nu, e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me“.
Mateus, 25, 34-36
Provocados pela beleza transformadora da experiência cristã, que se alimenta do jeito de ser da pessoa de Jesus de Nazaré, seus ensinamentos e ações, os que participam da Pastoral carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte acolhem e assumem como missão, o desafio de cuidar, promover e desenvolver a cidadania dos presos e presas, dos egressos do sistema prisional e de seus familiares.
Mesmo em meio à Pandemia da Covid-19, quando ficamos impossibilitados de continuar com as visitas às unidades prisionais, nós nos mobilizamos, e tendo presente o sofrimento das pessoas privadas de liberdade, promovemos muitas ações pontuais a partir de doações de itens de primeira necessidade para higiene pessoal; respondemos cartas diversas; e participamos de manifestações junto aos familiares dos encarcerados e encarceradas, nas quais o grito que ecoava forte era: “Ser família não é crime!”, “Contra a tortura no cárcere!”.
O objetivo principal desta pastoral é o de levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão sistema prisional. Neste contexto, encaminhamos vídeos para unidades prisionais com a Celebração da Eucaristia, possibilitando às pessoas privadas de liberdade ouvir a Palavra de Deus, bem como vivenciar a paixão, morte e ressurreição de Cristo Jesus no Mistério da Eucaristia. Desse modo, participando da acolhida misericordiosa do Amor de Deus, revelado universal em Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo, elas tenham esperança e força de fé para buscarem uma vida melhor, mesmo mergulhados, em meio a dor, na situação de cárcere.
Os agentes da pastoral trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos a todos, como garante a nossa Constituição Federal, mesmo nas condições em que se encontram. Para isso, a pastoral carcerária fica atenta às situações que configuram violação dos direitos fundamentais da pessoa humana neste contexto, muitas vezes esquecido ou tão mal visto pela maioria da sociedade, e propõe medidas de conciliação, justiça e paz.
Buscamos, neste contexto de pandemia da Covid-19, saber se as pessoas privadas de liberdade que pertencem ao grupo de risco e que haviam ganhado o direito à prisão domiciliar, conforme recomendação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ diante do contexto de Pandemia. Damos encaminhamento às cartas direcionadas ao Ministério público com denúncias.
Além disso, a Pastoral carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte disponibiliza em seu canal do YouTube formação contínua para agentes de pastoral e, vem reunindo com as Equipes de agentes de pastoral que visitam presídios, ampliando laços de formação.
Na sociedade, a Pastoral carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte trabalha para o fim do cárcere, promove a dignidade humana e motiva a criação de políticas públicas para as áreas prisionais, em comunhão com a Pastoral carcerária Estadual e Nacional.
Participamos de manifestações e atos junto à Frente Estadual pelo Desencarceramento-MG. Articulamos junto à Promotoria de Direitos Humanos, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz e à Rede de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário de Minas Gerais – RAESP/MG, com diversos especialistas, para a reinserção da pessoa privada de liberdade à sociedade civil.
Atualmente, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte acompanha mais de 10 mil encarcerados e realiza mais de 9 mil atendimentos ao ano.
Para melhor conhecer o nosso trabalho de evangelização:
Visite-nos no Blog: http://pcrbh.blogspot.com/
Visite-nos no Facebook: https://www.facebook.com/Pcrbh/
Visite-nos no Instagram: https://www.instagram.com/pastoralcarcerariabh/
Visite-nos no youtube: https://www.youtube.com
- Você gostaria de conhecer a Pastoral carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte?
- Você já pensou em fazer parte de nossa Pastoral?
Ana Lúcia e Gustavo Moreira
Representantes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte
Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães
Secretário Executivo do Observatório da Evangelização e
Coordenador do Projeto de Evangelização “Impulso de fé para uma primavera das pastorais sociais”
Boa tarde gostaria munto de participar .seria um honra para mim. Ajudar o meu próximo .
Bom dia. Parabenizo o Observatório de Evangelização pela matéria. Muito bom. A Pastoral Carcerária precisa ser mais divulgada, marcar presença no meio digital.