No dia 22/11/2019, aconteceu importante reunião de planejamento e organização da 1ª Romaria arquidiocesana pela ecologia integral a Brumadinho no Santuário Nossa Senhora do Rosário que acontecerá no dia 25/01/2020, no marco de um ano da tragédia criminosa da mineradora Vale.
Contou com a presença de dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, bispo referencial da Região episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) e da Região episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), do Vicariato episcopal para a ação social e política (Veasp), do Vicariato episcopal para a Ação Pastoral (Veap) do Vicariato episcopal para a ação missionária (Veam), além de integrantes da Renser e profissionais de comunicação da Arquidiocese.
Dom Vicente ressaltou a importância não apenas da divulgação do evento, mas da convocação e participação de todas as comunidades de fé, pastorais, movimentos, grupos, entidades da Arquidiocese de Belo Horizonte como um grande gesto de fé e fraterna solidariedade.
Neste momento difícil para as famílias que perderam seus entes queridos, para as inúmeras pessoas que foram diretamente afetadas, para todos os que estão indignados com o modelo insustentável de atividade de mineração em Minas Gerais e em todo o Brasil. A tragédia crime provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, que resultou na morte de 272 pessoas, das quais 15 ainda estão desaparecidas e na destruição do equilíbrio socioambiental do Vale do Paraopeba, não pode ser esquecida e as lições que daí aprendemos precisam ser assumidas como responsabilidade pelo poder público e pelas empresas que colocam seus lucros acima da dignidade da vida.
Todos as comunidades de fé devem se sentir convidadas e interpeladas pela fé no Deus da vida em participar da 1ª Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral a Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2020, a partir das 7h.
Em breve, apresentaremos a programação completa do evento.
Fonte: