Para avançarmos nos complexos caminhos do ecumenismo, antes de tudo, exige-se de cada um de nós a disposição de, tendo a consciência de ser templos do Espírito Santo e libertados em Cristo para a práxis do amor e da justiça, procurar acolher sem julgar, reconhecer e respeitar a dignidade do outro e concretizar passos de aproximação, sem medo, movidos pela força que brota da fé e da alegria do Evangelho do Reino encarnado na vida, nos ensinamentos e atitudes proféticas, de Jesus de Nazaré.
Compartilhamos aqui, a pequenina, mas contagiante experiência, qual fermento na massa, de um grupo de cristãos luteranos e católicos da cidade de Palmitos, em Santa Catarina. Vale a pena conhecer e deixar-se interpelar:
Luteranos e católicos compartilharão o mesmo templo na cidade de Palmitos-SC
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Palmitos-SC e a Comunidade Católica de Barra Grande, da mesma cidade, celebraram um acordo que permitirá a ambas utilizarem o mesmo templo – pertencente à Igreja Luterana (Igreja Episcopal de Confissão Luterana do Brasil – IECLB).
O atual templo Católico necessitava de muitas reformas. Talvez, até seria necessária uma nova construção. Por outro lado, o templo evangélico luterano é novo. Em diálogo entre as duas comunidades cristãs se aventou a possibilidade de uso do mesmo espaço.
Aprovado pelos cristãos luteranos, os irmãos cristãos católicos passaram a celebrar ali, sem a necessidade de investir alta soma de dinheiro no antigo espaço.
No último dia 10 de julho de 2019, com a presença do pastor Marcos Sander, da pastora Neida Altevog Sander e do 1° Vice-Presidente da IECLB, pastor Odair Braun, foi assinado o acordo.
As comunidades conversaram a respeito dos símbolos, sobre a disposição do altar, a organização para zelar pelo patrimônio, bem como foram criadas as regras para uma boa convivência e utilização do espaço litúrgico.
Um bom tempo antes, ambas as comunidades cristãs passaram a celebrar suas atividades no templo da igreja evangélica luterana. Aconteceu, então, um fato curioso: os cultos e as missas passaram a ter maior frequência, conforme relatam as lideranças locais. Agora, quando tem missa, os evangélicos participam. De igual modo, quando tem culto, os católicos também se integram.
Todavia, há uma clareza quanto à confessionalidade das partes. Na área de abrangência da Paróquia Evangélica de Palmitos há mais dois locais de uso compartilhado entre as Igrejas. Um no Bairro Santa Terezinha e outro na Linha Santa Terezinha.
Como ensinou santo Agostinho, “Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade”.
Fonte:
Foto:
Reprodução