A Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM é uma rede eclesial da Igreja Católica à serviço da vida e dos povos da região da Amazônia. Criada em setembro de 2014, esta rede eclesial, há sete anos tem procurado juntar pessoas comprometidas, que, de mãos dadas, procuram ouvir as pessoas e planejar juntos o jeito de ser Igreja para a Amazônia, com a Amazônia e na Amazônia.
A REPAM tem por objetivo…
“consolidar e fortalecer a ação evangelizadora na região amazônica, por meio de uma metodologia que articule, apoie e visibilize as ações e iniciativas das comunidades eclesiais, a partir de uma espiritualidade encarnada, com atenção aos povos indígenas e aos grupos em vulnerabilidade, à defesa da biodiversidade amazônica, à formação pastoral, aos direitos humanos, à Igreja de Fronteira, ao mapeamento, às alternativas ao desenvolvimento e à comunicação para a transformação social.“
www.repam.org.br
Para melhor conhecer a REPAM…
Em outras palavras, trata-se de…
“um esforço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das Igrejas Particulares (dioceses e prelazias), paróquias, comunidades, organizações sociais, cooperadores nacionais e internacionais para a defesa dos direitos humanos de mulheres e homens, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, e tantas outras expressões e trajetórias de vida emersas na Amazônia“.
www.repam.org.br
A REPAM-Brasil acolhe, promove e aposta no protagonismo dos povos amazônicos na defesa e cuidado da casa comum através de um serviço de interconexão e articulação de ações, que se dinamizam a partir de eixos prioritários:
- Justiça Socioambiental e Bem Viver;
- Comunicação para a Transformação Social;
- Igreja em Fronteiras;
- Formação e Métodos Pastorais;
- Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais;
- Direitos Humanos e Incidência Internacional.
É uma rede tecida com a participação ativa e corresponsável em defesa da vida na Amazônia, que se propõe a escutar, acompanhar, animar, formar e unir forças para responder aos grandes desafios socioambientais.
A REPAM-Brasil está constituída como uma rede de articulação formação, mobilização e incidência na Amazônia Legal e, desde 2017 é uma pessoa jurídica de direito privado, de caráter religioso e filantrópico. Entidade Eclesiástica sem fins lucrativos e de fins não econômicos, constituída como Organização Religiosa por prazo indeterminado.
SOBRE A MISSÃO DA REPAM
Potencializar, de maneira articulada, a ação que realiza a Igreja no território Pan-Amazônico, atualizando e concretizando opções apostólicas conjuntas, integrais e multiescolares, no quadro da doutrina e das orientações da Igreja.
SOBRE A VISÃO DA REPAM
À luz do Evangelho de Cristo, morto e ressuscitado, queremos viver uma experiência de fraternidade e solidariedade encarnada e inculturada, como instrumento de diálogo e unidade eclesial, sinal e horizonte do Reino de Deus a serviço da Pan-Amazônia, em defesa da vida, Dom de Deus, seriamente ameaçada, o que implica “criar consciência nas Américas da importância da Amazônia para toda a humanidade”.
Você conhece as principais realizações e/ou processos eclesiais impulsionados nos sete anos de caminhada da REPAM?
Vamos continuar esta conversa. Que tal visitar o site da REPAM?
Fonte: