A sala de imprensa da Santa Sé anunciou, em seu boletim diário, a publicação da Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium” sobre a Cúria Romana e seu serviço à Igreja e ao mundo. O documento é publicado em dia simbólico: em 19 de março de 2013, Francisco iniciava oficialmente seu governo como Bispo de Roma.
A reforma da Cúria Romana é uma pauta importante da Igreja e tornou-se ainda mais forte após a renúncia do Papa emérito Bento XVI. A constituição é fruto dos trabalhos intensos do Santo Padre e seu grupo de cardeais conselheiros, reunidos desde o início do pontificado.
O documento, que por ora está disponível apenas em italiano, aponta algumas novidades como a possibilidade de qualquer fiel da Igreja (não necessariamente cardeais ou ministros ordenados) presidir os dicastérios romanos, resguardando-se a especificidade de alguns, a responsabilidade direta do Sumo Pontífice pelo Dicastério para a Evangelização, que revisa as estruturas da antiga Congregação para a Evangelização do Povos e do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização unificando-as, e também a transformação da Esmolaria Apostólica em um novo Dicastério para o Serviço da Caridade.
Observatório da Evangelização publicará maiores análises sobre a constituição ao longo da semana. Para ter acesso ao documento clique aqui: https://press.ollettino/p