Por que um Sínodo sobre a Amazônia? Qual o interesse na Igreja pela situação da Amazônia? Por que este evento tem recebido tantos aplausos esperançados e, simultaneamente, tantas reações críticas e fake news nas mídias digitais?
O ANIMA, Sistema Avançado de Formação da PUC Minas, o Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião convidam você para esta importante mesa que acontecerá em Belo Horizonte, no dia 24 de setembro de 2019, às 19h, no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas: “Papa Francisco e o Sínodo para a Amazônia”.
Praticamente às portas do grande evento convocado pelo papa Francisco para o mês de outubro em Roma, que vem sendo preparado por um amplo processo de escuta das pessoas diretamente envolvidas pelas dinâmicas da vida na Amazônia: povos indígenas, população ribeirinha, agentes de pastoral, missionários, leigos/as, religiosos/as, padres e bispos, moradores das cidades, de modo primordial os mais pobres e vulneráveis. Foi organizado um documento de trabalho para auxiliar os que estarão presentes e participarão do Sínodo de outubro.
Com o objetivo é conscientizar, melhor informar e aprofundar o sentido, o que está em jogo e sobretudo a importância singular do “Sínodo da Amazônia”, seja para a caminhada da Igreja, seja para a qualidade do futuro da humanidade, os professores Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte, reitor da PUC Minas e coordenador do Observatório da Evangelização, e César Kuzma, membro do Programa de pós-graduação em Teologia da PUC Rio e presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), apresentarão, respectivamente, os seguintes temas: “Francisco e os horizontes de seu pontificado” e “Sínodo da Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para a Ecologia“.
Não deixe de agendar, pois esta mesa enriquecerá o seu olhar e a sua compreensão sobre a importância do Sínodo da Amazônia!
Mais informações pelo número (31) 3319 – 4102 ou pelo e-mail anima.secretaria@pucminas.br.