Novena do Natal: Dezembro de 2018

O roteiro dos Círculos Bíblicos ou Encontros Bíblicos do mês de Dezembro, na Arquidiocese de Belo Horizonte, é organizado na modalidade de novena. A Novena do Natal tornou-se uma das tradições cristãs católicas mais fortes de nosso contexto eclesial e sociocultural. Ela favorece o encontro de fé em família, em pequenas células ou pequenos grupos de cristãos e amigos da caminhada da vida. Trata-se de uma dinâmica simples, afetiva, aconchegante e intensa de preparação para bem celebrar o Natal. 

O Natal está entre os acontecimentos mais lindos e centrais da fé cristã, pois celebra o grandioso mistério de amor de Deus por nós. Ele mesmo vem até nós: se esvazia da sua condição divina, se abaixa e se torna um de nós. O Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). O Filho de Deus, Jesus, enviado para comunicar a toda humanidade a boa notícia do amor de Deus por nós, nasce no meio dos pobres e em situação de exclusão social, “pois não havia lugar para eles” (Lc 2, 7), no seio de uma família humilde e simples, Maria e José, um carpinteiro do pequenino povoado de Nazaré.

Se no calendário civil, o último mês do ano favorece o recolhimento pessoal, em família ou em grupo para um balanço do caminho percorrido ou do jeito como estamos vivendo, no itinerário da fé cristã abri-se o Tempo do Advento. É o início de uma nova jornada a exigir de todos os cristãos vida nova,  jeito novo de viver e conviver, animados pela fé no Deus da vida, com a certeza de sua presença amorosa no meio de nós. O nosso Deus é aquele que vem ao nosso encontro, aquele que toma a iniciativa de se tornar estradeiro conosco. Nunca estamos sozinhos por mais que pensemos estar, pois, Deus é Emanuel, é aquele que vive conosco! Que boa notícia a fé cristã anuncia e testemunha!

Que tal aproveitar o contexto do Natal para, através da novena, fazer um aprofundamento da experiência da fé cristã? Concretizar uma autêntica renovação do encontro pessoal e comunitário com Jesus, e deixar que este encontro se transforme em compromisso batismal de seguimento do Mestre, de busca diária de viver e conviver como ele viveu e conviveu conosco?

Ele que “passou pela vida fazendo o bem” (At 10, 38), nos aponta o caminho a seguir: amar o próximo, fazer o bem, promover a justiça, defender a dignidade da vida de quem dela está excluido, cuidar das feridas!

Reúna com seus familiares, amigos/as, vizinhos, colegas de trabalho ou companheiros/as de comunidade de fé e organize seu grupo de Novena do Natal. Clique no link a seguir e abra em seu smartphone o livreto da Novena do Natal da Arquidiocese de Belo Horizonte: