O tempo do Advento é um dos mais ricos do ano litúrgico cristão, verdadeiro tempo de graça, pois se trata de um tempo forte de preparação esperançada para bem celebrarmos o Mistério de Amor do Natal que se aproxima:
Celebrar com alegria, abertura de coração e busca de conversão a Deus que, pela força do Espírito Santo nos enviou seu Filho Jesus. O menino Jesus encarna a esperança de que o projeto salvífico de Deus acontece em nossa história. Em Jesus, Deus que veio ao nosso encontro a partir dos mais pobres e vulneráveis da sociedade.
Hoje, entre os mais pobres e vulneráveis encontra-se a nossa casa comum. De tão agredida por nossas ações inconsequentes e pela insistência insana em um modelo de desenvolvimento extrativista e destruidor, alimentado por uma lógica insaciável por lucros e que concentra as riquezas nas mãos de poucos e condenação de muitos a uma situação infra-humana de miséria e fome. Quando as leis do mercado ocupam a centralidade da dinâmica da vida, o ser humano é reduzido a mero consumidor. O equilíbrio de nossa casa comum está profundamente ameaçado, o que coloca em risco a existência de todos os seres vivos na terra.
Diante dessa trágica situação, como cristãos, não podemos ficar indiferentes. Precisamos buscar e discernir o que Deus quer de nós. Para nos ajudar, em pequenos grupos ou mesmo individualmente, propomos que durante o Advento mergulhemos apaixonadamente na leitura-estudo da Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum, do papa Francisco.
Atenção: Clique aqui para acessar o Documento do papa Francisco
Eis a nossa sugestão de roteiro:
Durante a 1ª Semana do Advento, com uma vela acesa:
=> Ler e meditar a Introdução (1-16) e o Capítulo I: O que está acontecendo com nossa Casa (17-61)
Durante a 2ª Semana do Advento, com uma vela acesa:
=> Ler e meditar o Capítulo II: O Evangelho da Criação (62-100) e o Capítulo III: A raiz humana da crise ecológica (101-136)
Durante a 3ª Semana do Advento, com uma vela acesa:
=> Ler e meditar o Capítulo IV: Uma ecologia integral (137-162)e o Capítulo V: Algumas linhas de orientação e ação (163-201)
Durante a 4ª Semana do Advento, com uma vela acesa:
=> Ler e meditar o Capítulo VI: Educação e espiritualidade ecológica (202-246)e firmar, como gesto de fé, um Compromisso Ecológico de Natal a partir de um discernimento de fé, tendo presente os apelos de Deus que forem mais fortes para o contexto da vida do grupo ou de cada pessoa que trilhou esta caminhada do Advento.
(A ideia nasceu da leitura de uma reflexão publicada por National Catholic Reporter, 01/12/2019 e traduzida por Isaque Gomes Correa para o IHU)
Edward Guimarães
Secretário Executivo do Observatório da Evangelização