Entidades comprometidas com as implicações profundas entre fé, política e dignidade da vida criaram a “REFEP – Rede brasileira de Fé e política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida”

Em reunião histórica aberta realizada na tarde de ontem, dia 05/12/2020, entidades comprometidas com a caminhada em defesa da justiça e da vida digna para todos e preocupadas com o agravamento da realidade sociopolítica, econômica, religiosa e ambiental – realidade profundamente injusta, desigual e excludente de nosso país – cuja situação tem perpetuado a opressão dos mais pobres, dos povos indígenas, comunidades tradicionais, minorias diversas e a lógica de exploração e destruição de nossa casa comum, criaram um coletivo importante: a “Rede brasileira de fé e política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida plena“.

REFEP - Rede Brasileira de Fé e Política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida plena
Registro da reunião de criação da REFEP – Rede Brasileira de Fé e Política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida plena.

O convite foi lançado para entidades e pessoas comprometidas com a temática:

O projeto nasceu do 11º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado em Natal em julho de 2019, a partir das discussões provocadas em um de seus GTs dedicado ao tema “Fé e Política – Movimento e escolas no Brasil: Cenários e perspectivas”. Foi quando mais de setenta pessoas ali se reuniram para refletir sobre o que vem sendo feito no Brasil, revelando-se grande riqueza de experiências em meio a não poucas dificuldades, com muitas realizações de sucesso. Ao final do GT, as entidades ali representadas se comprometeram com uma decisão que a todos pareceu clara: é preciso constituir uma rede nacional de Fé e Política. São elas:

  • Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” – CEFEP
  • Movimento Nacional Fé e Política
  • Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC-Minas e Arquidiocese de BH – NESP.
  • Iser-Assessoria
  • Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP
  • Comissão Brasileira de Justiça e Paz
  • Escola Regional de Fé e Política Pe. Humberto Plummen
  • Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB
  • Conselho Nacional de Igrejas Cristãs
  • Escolas de Fé e Política da Região Sul (PR, SC e RS).
  • Escolas de Fé e Política da Igreja Batista de Coqueiral – PE
  • Pastoral Fé e Política do Regional Sul 1 da CNBB

O eixo de trabalho, a princípio, concentra-se no desenvolvimento das atividades pautadas por um tripé: espiritualidade libertadorareflexão (análise crítica da realidade/formação) e ação política de modo coletivo, no qual as entidades parceiras se comprometem a trabalhar conjuntamente em certas pautas comuns mantendo, porém, sua autonomia.

Registro da reunião de criação da REFEP – Rede Brasileira de Fé e Política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida plena.

A ideia prosperou e foram realizados alguns encontros virtuais entre representantes de 12 entidades interessadas. Tendo chegado a um consenso sobre o desenho da Rede Brasileira de Fé e Política – REFEP. O convite foi extendido a diversas outras entidades dispostas a levar adiante a proposta. Para assegurar a sintonia entre as entidades participantes, foi elaborada uma Carta de Adesão na qual se explicitam os objetivos da Rede e os compromissos das entidades associadas. Eis o conteúdo da carta:

CARTA DE ADESÃO

REDE BRASILEIRA DE FÉ E POLÍTICA:

espiritualidade libertadora a serviço da vida plena

APRESENTAÇÃO

A Rede Brasileira de Fé e Política (REFEP) está sendo gestada em resposta à demanda de participantes do GT Fé e Política – Movimento e Escolas no Brasil: Cenários e Perspectivas, realizado durante o 11º Encontro Nacional de Fé e Política (Natal, julho 2019). A apresentação de diferentes organizações voltadas para reforçar e alimentar a prática política de cristãos e cristãs que buscam a superação do capitalismo suscitou a ideia de se criar uma Rede capaz de articular e potencializar essas organizações. Naquele evento foi também colocada a proposta de ampliar o alcance da Rede com o objetivo de chegar também a grupos não cristãos que partilham o mesmo ideal de uma Humanidade regida pela Justiça, pela Paz e em Harmonia com a Terra.

Durante um ano foram feitos contatos entre pessoas e entidades interessadas no tema e desse processo resultou a proposta que vem sob a forma desta Carta de Adesão.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Articular, constituir e operacionalizar uma Rede interinstitucional (de entidades, coletivos, igrejas e associações afins) que, identificada com a espiritualidade libertadora latino-americana, se comprometa na produção teórica e em ações políticas concretas de defesa, proteção e promoção de modos de vida comprometidos com a construção de um mundo justo, ético e solidário, onde prevaleçam a igualdade, a democracia e a paz, em sintonia com nossa Casa Comum.

Objetivos específicos:

  • Promover o debate em torno da conjuntura sociopolítica, cultural, econômica, ecológica e religiosa, para fortalecer os diferentes grupos em suas tomadas de decisão em relação ao trabalho de formação e/ou ação direta nas comunidades e movimentos sociais;
  • Oferecer suporte e ferramentas para formação, estudo e reflexão sobre temas específicos de interesse da Rede, de modo a dar base aos diferentes grupos participantes em suas iniciativas de ordem política, social e religiosa;
  • Fortalecer as iniciativas tomadas pelos grupos participantes quando estas forem de interesse de toda a Rede;
  • Fomentar ações coletivas em torno de questões políticas em nível nacional e apoiar as iniciativas regionais e locais na mesma linha, incidindo inclusive no campo institucional;
  • Promover a troca de experiências que visem mudanças sociais, estruturais e/ou conjunturais, entre os grupos participantes, considerando as diferenças de crença e de pertença, ou não, a alguma religião.

NOTA: todos estes objetivos que pressupõem encontros, poderão ser feitos de forma presencial ou virtual.

COMPROMISSOS:

As entidades/grupos/coletivos articulados entre si pela REDE BRASILEIRA FÉ E POLÍTICA assumem o compromisso de:

  1. Colaborar na construção de uma sociedade do bem viver, democrática, justa e fraterna, calcada na defesa, proteção e promoção dos direitos humanos e da Terra, forjando mudanças sociais com práticas libertadoras e que façam das pessoas protagonistas de sua história;
  2. Dedicar-se ao estudo da realidade e de teorias que fortaleçam a luta em favor dos pobres e em favor de uma nova relação corresponsável com a Casa Comum;
  3. Partilhar generosamente experiências e afetos, tendo como base de seus trabalhos a metodologia da Educação Popular, que inclui o diálogo, a estética e o reconhecimento dos diferentes saberes, considerando a pluralidade cultural, a diversidade étnico-racial e de gênero e que se colocam na luta pelos mesmos objetivos;
  4. Respeitar a criatividade e autonomia dos grupos participantes, em relações horizontais de partilha e de reflexão sobre os distintos temas a serem tratados pela Rede;
  5. Participar de um encontro anual da Rede com os/as responsáveis pelas entidades/grupos/coletivos, para revisão, aprofundamento, e aperfeiçoamento das experiências.

Depois de rico momento forte de espiritualidade, de apresentação do histórico da gestação projeto da REFEP e da Carta de adesão, foi criada a Rede brasileira de fé e política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida plena. Que o Deus da vida, do Reino de justiça, fraternidade e paz, sempre estradeiro conosco, nos abençoe no esforço de concretizamos juntos, no coletivo, esta caminhada libertadora sempre em defesa da vida a partir dos mais pobres e excluídos da mesa da dignidade dos filhos e filhas de Deus.

Edward Guimarães

Secretário executivo do Observatório da Evangelização PUC Minas

6 Comentários

  1. Mais que nunca, ou , mesmo atrasados diante do avanço das extremas direitas fascistas, é nossa obrigação de opção cristã e de uma democracia social, nos unirmos nesta proposta.

  2. Nossa!!!!
    Excelente, parabéns!!! Sigamos na luta esperançosa por uma sociedade mais justa!!!!!

  3. Pessoas sem vínculos institucionais podem participar das discussões dessa rede ou só instituições credenciadas?mfatimafonseca@uol.com.br

  4. Excelente oportunidade de aprendermos e participar juntos neste veio a nós apresentados, tão necessário e útil. Estaremos atentos para as notificações. Obrigada a todos. Paz e bem!

1 Trackback / Pingback

  1. REFEP – Rede Brasileira de Fé e Política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida – CESEEP

Comentários não permitidos.