A Reitoria da PUC Minas, compreendendo os graves riscos que, neste momento, se anunciam para a educação brasileira, em especial, para o fomento à pesquisa e à pós-graduação, expressa sua preocupação com a urgência de que o governo federal reveja, de modo equilibrado e responsável, direcionamentos e medidas, adotadas recentemente, que limitam de forma drástica os investimentos na educação no País.
De modo reiterado, a PUC Minas, juntamente com outras instituições que compõem a Associação Nacional d
⁶e Educação Católica (Anec), e também as IES públicas, tem se manifestado contra cortes no orçamento da Educação e, mais ainda, contra a expressa incompreensão do atual governo em relação à extrema relevância das pesquisas praticadas hoje nas instituições públicas e particulares de todo o País, com o apoio dos órgãos federais de fomento.
Fragilizar a educação superior e o sistema nacional de pesquisa e pós-graduação certamente trará consequências terríveis para a sociedade brasileira. Os anunciados bloqueios e cortes levarão à interrupção da formação de pesquisadores qualificados e à suspensão ou encerramento de projetos de investigação de reconhecida relevância social para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Brasil.
É imperioso perceber que, a despeito de justificativas de natureza econômica e de gestão orçamentária, o que se ataca neste momento é, na prática, o próprio futuro do País, que conhecerá, certamente, retrocessos lamentáveis em todas as áreas de conhecimento, em especial, no que diz respeito às pesquisas aplicadas, que tanto têm contribuído para a sociedade brasileira, carente de soluções para os graves e históricos problemas que a acometem.
Reitoria da PUC Minas
Fonte:
www.pucminas.br