Hoje é dia 28 de setembro de 2021, 3ª feira da 26ª Semana do Tempo Comum.
Inicie tua oração colocando-se na presença de Deus que vem fecundar seu coração e a sua vida. No evangelho de hoje, Jesus toma a decisão de ir a Jerusalém e percorre um longo caminho acompanhado por seus discípulos. Muita gente o seguia. Diante do pedido de Jesus de prepara-lhes a hospedagem, entraram numa cidade dos samaritanos que não os receberam. Peça ao Senhor a graça de acolher e reconhecer Jesus.
Escuta o Evangelho de Lucas, capítulo 9, versículos 51 a 56:
Quando estavam para se completar os dias de sua exaltação, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou, então mensageiros à sua frente. Tendo partido, entraram num povoado de samaritanos para lhe preparar hospedagem. Os Samaritanos, porém, não o receberam, porque demonstrava estar a caminho de Jerusalém. Vendo isso os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado.”
Jesus chama a atenção dos discípulos que reagem contra os samaritanos. Eles não eram obrigados a acolhê-los embora a razão, pela qual os recusaram não se justificasse. Havia uma rivalidade antiga entre os judeus e os samaritanos. Além do mais em Samaria havia um templo consagrado a YHWH, por isso, não era necessário ir a Jerusalém para adorar o Senhor. Por essas razões não acolheram Jesus e seus discípulos. Diga ao Senhor do seu desejo de acolhê-lo em sua vida.
Diante de uma recusa qual é normalmente a sua reação? Você acolhe a liberdade do outro em te aceitar ou não?
“Quando estavam para se completar os dias da sua exaltação, Jesus tomou a firme decisão de ir para Jerusalém”. No evangelho de hoje, Jesus está pronto a assumir o projeto do Pai sobre sua vida e parte ao encontro da cruz, do sofrimento e da morte. Aceita, acolhe e decididamente segue o seu caminho até à sua realização plena. Um testemunho para os seus seguidores e seguidoras de assumir a própria história, os momentos mais dolorosos e inspirar-se nele. Inspirados nessa atitude de Jesus medite sobre o que diz o Salmo 27:
O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo?
O Senhor é o refúgio da minha vida; diante de quem tremerei?
Se contra mim se acampar um exército, meu coração não temerá;
Se enfurecer uma batalha contra mim, mesmo, então eu confiarei!
Uma só coisa pedi ao Senhor, e só isto buscarei:
Poder morar na casa do Senhor; todos os dias da minha vida;
Poder gozar das delícias do Senhor e contemplar o seu templo.
Tenho certeza de contemplar os bens do Senhor na terra dos viventes.
Espera no Senhor, sê firme, fortaleça-se teu coração, espera no Senhor.
Termina tua oração dando graças ao Senhor Jesus pela sua vida, e peça que Ele te ajude a assumir a tua história inspirado no seu exemplo.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
www.arquidiocesebh.org.br