Com o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente na quarta-feira de cinzas, 14/02, a Campanha da Fraternidade (CF) 2018 com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O lançamento acontecerá na sede provisória da entidade em Brasília (DF) e será transmitido ao vivo, a partir das 10h, pelas emissoras de televisão de inspiração católica.
Nesta CF 2018, a Igreja no Brasil apresenta às comunidades uma realidade que pede atenção, mudança e conversão. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar de possuir menos de 3% da população do planeta, o Brasil corresponde por quase 13% dos assassinatos. Os dados apontam também que em 2014, o país chegou ao topo do ranking, com o número absoluto de homicídios. Foram no total 59.627 mortes.
“O esquecimento do mandamento do amor e da ética gestam e despertam violência. Os descaminhos, no entanto, podem ser superados com a volta às origens, com a reconciliação e a misericórdia. Somos chamados à superação da violência, pois somos filhos e filhas de Deus”, afirma o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
Todos os anos, a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos. Em 2018, a Conferência convida todos a percorrer o caminho de superação da violência constante e crescente em todos os níveis.
“A superação da violência, condição para uma sociedade e cultura da paz, exige comprometimento e ações envolvendo a sociedade civil organizada, a Igreja e os poderes constituídos para a formulação de políticas públicas emancipatórias que assegurem a vida e o direito das pessoas em uma sociedade e cultura de Paz”, finaliza o secretário-executivo da CF, padre Luís Fernando.
SERVIÇO:
Lançamento– Campanha da Fraternidade 2018
Presenças: Cardeal Sergio da Rocha (presidente da CNBB), dom Leonardo Steiner (Secretário-Geral da CNBB), Padre Luís Fernando (secretário-executivo da Campanha), Alessandro Molon (Deputado Federal), autoridades do Judiciário (a confirmar)
Data: 14 de fevereiro – Hora: 10h00
Local: Nova sede da CNBB – SGAN 905, Bloco C – ASA NORTE – Brasília-DF – Indicação: Em frente ao autódromo (kart Ferrari), ao lado do Colégio Militar.
Contato: Assessoria de Imprensa (Pe. Rafael Vieira, Bruno Feittosa, Larissa Carvalho, Willian Bonfin e Luiz Lopes)
Fone: 061 2103 8300
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Fonte:
Abençoada a posição da CNBB, todos os anos convocando os cristãos católicos e as pessoas de boa vontade para aprofundar as atitudes que levam à FRATERNIDADE. Infelizmente o nosso País tem no govêrno golpista , no judiciário, etc. uma conduta que destoa com o chamado de DEUS à FRATERNIDADE. é exatamente o contrário.