“De olho na política”, clipping do NESP

Jesus, no Evangelho, sistematicamente alerta a seus discípulos e discípulas sobre a importância da postura de vigiar e orar para não cair em tentação. Entre as grandes tentações na vida humana estão o poder, o ter e o prazer. E evangelizar e ser evangelizado é uma dinâmica exigente e contínua. Implica, entre outras coisas, o cultivo da consciência crítica e autocrítica. Implica um olhar crítico para realidade, mas igualmente esperançado e prospectivo.

Fiquemos de olhos bem abertos, atentos aos processos políticos municipais, estaduais, federais e internacionais. Busquemos conhecer e analisar o poder político e exercer o nosso compromisso de cristãos e cidadãos na defesa do bem comum, da justiça e da dignidade da vida, desde os pobres, vulneráveis, oprimidos e excluídos. A paz verdadeira brota da justiça e do cultivo da fraternidade-sororidade. Uma ingenuidade sociopolítica tende quase sempre a deturpar a vivência da vida cristã e a nossa resposta aos desafios e urgências de nosso tempo.

Você poderá acompanhar no Observatório da Evangelização o Clipping do Núcleo de Estudos Sociopolíticos do ANIMA PUC Minas – NESP.

Confira:

DE OLHO NA POLÍTICA

Papa abre maior consulta democrática da história da Igreja, que pode mudar futuro da instituição
Neste fim de semana, papa Francisco abriu o que pretende ser o maior movimento de consulta democrática da história da Igreja Católica, uma religião que, aos longo dos séculos, se tornou símbolo de hierarquia rígida.
Leia em:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-58811011

Pandemia eleva tempo nas redes sociais de 62% dos mineiros, revela DATATEMPO
Pesquisa fez raio-x dos hábitos dos mineiros na internet e mostra também que uma a cada cinco pessoas classifica como negativo o impacto das redes no seu bem-estar.
Os dados também reforçam uma preferência clara pelo uso de mídias mais tradicionais – como televisão, jornais e rádio – para se informar sobre política.
Leia em:
https://www.otempo.com.br/interessa/pandemia-eleva-tempo-nas-redes-sociais-de-62-dos-mineiros-revela-datatempo-1.2554047

Milhões de crianças vão passar fome no Brasil neste 12 de outubro
A combinação de desemprego alto, crise econômica, assistência social insuficiente e aumento nos preços dos alimentos, em plena pandemia, tem se refletido em um aumento na pobreza e na fome, que afeta ao menos 19 milhões de brasileiros. E é nas famílias com crianças que os efeitos são mais agudos.
Leia em:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58810987

600 mil mortes no Brasil: “liberou geral” pode fazer curva da Covid-19 voltar a subir
O Brasil, que chega aos 600 mil mortos por Covid 19 nesta sexta-feira (8), já pode mesmo se dar ao luxo de afrouxar as medidas sanitárias contra o coronavírus?
Leia em: 

https://www.rfi.fr/br/brasil/20211008-600-mil-mortes-no-brasil-liberou-geral-pode-fazer-curva-da-covid-19-voltar-a-subir

Em 2020, vice-presidente do CFM defendeu prescrição de ‘kit covid’
Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, defendeu o parecer do conselho que dá autonomia ao médico para prescrever remédios do “kit covid” contra a covid-19.
Veja mais em:  

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/10/08/cfm-bolsonaro-emmanuel-fortes-kit-covid.htm
 
Ministério da Economia corta 90% dos recursos para pesquisas científicas
Oito entidades científicas fizeram um apelo ao presidente do Senado Federal, para reverter uma decisão do Ministério da Economia de retirar 90% do dinheiro que seria destinado a projetos científicos.
Leia mais em: 

https://www.brasil247.com/economia/entidades-protestam-contra-decisao-do-ministerio-da-economia-que-corta-90-dos-recursos-para-pesquisas-cientificas
 
Políticos e personalidades repudiam veto de Bolsonaro para distribuição de absorventes
O Governo Federal vetou nesta quinta-feira projeto que iria distribuir absorventes para estudantes de renda baixa e mulheres em situação de rua.
Leia em: 

https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2021/10/4954088-politicos-e-personalidades-repudiam-veto-de-bolsonaro-para-distribuicao-de-absorventes.html
 
Mais de 86 milhões de brasileiros não têm acesso a defensoria pública, diz pesquisa
Desse total, 78 milhões são pessoas economicamente vulneráveis com renda familiar de até três salários mínimos, que, sem o defensor público, não têm de fato qualquer possibilidade de acesso à Justiça. 
Leia em: 

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/justica/mais-de-86-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-acesso-a-defensoria-publica-diz-pesquisa/
 
O Padrinho
Vídeo: Senador da CPI trabalhou com ‘gabinete paralelo’ de Carlos Wizard para popularizar cloroquina.
Leia em: 

https://theintercept.com/2021/10/07/cloroquina-video-senador-cpi-marcos-do-val-carlos-wizard/
 
Diretor da Cemig teria discutido investigação de funcionários com a Kroll
Diretora geral da Kroll, Fernanda Carneiro, disse que investigação independente não é ilegal porque contou com autorização expressa da estatal mineira.
Leia em: 

https://www.otempo.com.br/politica/diretor-da-cemig-teria-discutido-investigacao-de-funcionarios-com-a-kroll-1.2552703
 
Contra ataques de Zema, Assembleia faz campanha por auxílio emergencial
Além de criar o auxílio emergencial para pobres na pandemia, a Assembleia Legislativa de Minas decidiu lançar campanha para defender a medida atacada de maneira preconceituosa por Zema.
Leia em: 

https://www.blogdoorion.com.br/single-post/contra-ataques-de-zema-assembleia-faz-campanha-por-aux%C3%ADlio-emergencial


Opinião

Dowbor: de nada vale culpar a maldade
Mais um capítulo do livro sobre engrenagens da economia — agora sobre pesca e exploração florestal. Não é a “cobiça humana” que liquida mares e matas, explica a obra — mas a crença na suposta “virtude” dos mercados, quando “livres” de controle.
Leia em: 

https://outraspalavras.net/alemdamercadoria/dowbor-de-nada-vale-culpar-a-maldade/

Fonte:

Clipping: Rede Nesp