Cresce apoio solidário ao papa Francisco diante dos ataques ao seu projeto de reforma da Igreja

I

Carta aberta de apoio ao Papa, promovida pelo teólogo tcheco Tomás Halik, recebe milhares de assinatura

pro_pope_francis
Entre os signatários está o teólogo Tomás Halik e  Dom Erwin Krautler da REPAM

A carta reage às críticas ao papa por parte dos católicos conservadores, que o acusaram de espalhar heresias. Seus signatários, incluindo teólogos, bispos e protagonistas da vida pública, expressaram a sua gratidão ao papa pelo seu estilo de papado corajoso e teologicamente responsável, disse Halik à ČTK. “Eu acredito que o pontificado do Papa Francisco é uma das inúmeras grandes reformas na história do cristianismo”, afirmou. Halik disse que a carta aberta visa a encorajar a formação de uma comunidade internacional de teólogos que levam em total consideração “a reforma muito necessária para o cristianismo do terceiro milênio”.

Eis a carta:

Estimadíssimo Papa Francisco,

As suas iniciativas pastorais e as suas justificativas teológicas estão atualmente sob um ataque veemente de um grupo de pessoas na Igreja. Com esta carta aberta, queremos expressar a nossa gratidão pela sua liderança papal corajosa e teologicamente fundamentada.

Em pouco tempo, você conseguiu reformar a cultura pastoral da Igreja Católica Romana, de acordo com as suas origens em Jesus. As pessoas feridas e a natureza ferida chegam diretamente ao seu coração. Você vê a Igreja como um hospital de campanha nas margens da vida.

Sua preocupação é com cada pessoa individual amada por Deus. Ao se encontrar com os outros, a compaixão, e não a lei, deve ter a última palavra. Deus e a misericórdia de Deus caracterizam a cultura pastoral que você espera da Igreja. Você sonha com uma “Igreja como mãe e pastora”. Nós compartilhamos o seu sonho.

Pedimos que você não se afaste desse caminho que você empreendeu, e nós lhe asseguramos o nosso apoio total e a nossa oração constante.

Os signatários.

(os grifos são nossos)

Fonte:

IHU

II

Teólogos da Libertação entregam Carta de apoio solidário a Francisco

elio-gasda-768x432
Teólogo brasileiro Elio Gasda entre carta de apoio solidário ao papa Francisco.

Diante dos ataques que o Papa vem sofrendo pelo profetismo de dar centralidade ao grito da Terra e ao grito das vítimas do sistema de morte que sacrifica milhares de irmãs e irmãos empobrecidos, uma carta de apoio solidário a Francisco foi aprovada durante o Encontro Intergeracional da Teologia da Libertação – “A força dos pequenos” da rede mundial de teologia Ameríndia. O evento aconteceu entre 12 e 14 de outubro, na simbólica cidade mexicana de Puebla onde, em 1979, realizou-se a Terceira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

Eis a carta:

Querido Hermano Francisco,

Somos teólogos y teólogas de América Latina y del Caribe, convocados por Amerindia, una red de cristianas y cristianos comprometidos en los procesos de resistencia y esperanza de nuestro continente.

Nos hemos reunidos en Puebla – México, del 12 al 14 de octubre bajo el lema: “La fuerza de los pequeños”. El propósito era contribuir a los procesos de transformación y liberación de nuestros pueblos, leyendo en clave creyente y crítica el momento histórico que vivimos, desde una sinergia intergeneracional, enfatizando los resortes místicos-proféticos y metodológicos de la Teología de la Liberación.

Queremos expresarte nuestro apoyo por dar centralidad al grito de la Tierra y al grito de las víctimas del sistema anti-vida que sacrifica millones y millones de hermanas y hermanos empobrecidos.

Nos solidarizamos contigo por el sufrimiento que se te impone por esta actitud profética y pastoral que atañe no solamente a la Iglesia, sino a toda la humanidade en este momento dramático de la historia.

Como grupo hemos invocado al Espíritu para que te siga iluminando y fortalecendo en las palabras y en los gestos a fin de animar los procesos de lucha por el cuidado de la Casa Común, especialmente por la dignidad de los pueblos originarios, de los afrodescendientes y de las mujeres que luchan por el reconocimiento de su lugar en la Iglesia y en la sociedad.

Nuestra confianza está puesta en el Misterio de Dios que transforma la historia desde la fuerza de los pequeños.

Renovando nuestra solidaridad y enviando todo nuestro cariño te abrazamos cordialmente como nuestro Hermano mayor.

Puebla, México, 14 de octubre, 2017

(os grifos são nossos)

Fonte:

Blog Caminho pra Casa

 

1 Comentário

  1. Penso que este é o caminho pelo qual nossos teólogos e teólogas precisam assinalar.Propósitos de opção coerentes, discernidos, destemidos. Obviamente a dissenção se formulará possante. É que caminho indica partida, marcha, sentido. “Reformar a cultura pastoral da Igreja Católica Romana de acordo com as origens em Jesus” significa, também, ferir-se sintonizados/as no coração do divino mestre. Parabéns aos teólogos/as signatários, destemidos à práxis do verdadeiro amor pastoral e eclesial.

Comentários não permitidos.