Não é difícil reconhecer os inúmeros problemas oriundos da falta comunicação ou do uso inadequado dos diversos Meios de Comunicação. A linguagem se transforma em fonte de muitos mal-entendidos. Assumir, como prioridade, a reflexão crítica sobre a linguagem e a qualidade da comunicação na ação evangelizadora da Igreja é realidade fundamental.
O mesmo pode ser dito em relação à cultura. Se a dimensão biológica está sempre presente na natureza humana, a cultura revela-se uma espécie de segunda natureza que molda o nosso modo de ser, viver e conviver. Assumir e integrar a dimensão cultural na ação evangelizadora mostra-se condição básica para que a Boa Nova chegue ao coração humano.
“Comunicação e Cultura”, diretriz assumida como urgência e desafio nessa Igreja local, significa que todos somos chamados a refletir, repensar e transformar o modo como, até então, concebemos e concretizamos nossas ações evangelizadoras.
A DÉCIMA Diretriz recebeu a seguinte redação:
- Comunicação e Cultura
O anúncio do Evangelho é missão dada por Jesus a todos os discípulos e discípulas. Comunicar a fé é, nesse sentido, propagar a Boa-Notícia de que a alegria do Reino é para todos, em diálogo com a cultura, com a sociedade e com os povos.
Assim, devemos:
- Nível da PESSOA
PROMOVER a cultura do encontro, do respeito e da acolhida entre as pessoas, como possibilidade primeira de comunicação do Evangelho que dá vida e que acolhe, em diálogo com as diversas expressões culturais de nosso povo;
- Nível da COMUNIDADE
CRIAR, AMPLIAR, DESENVOLVER e INTEGRAR a Pastoral da Comunicação (PASCOM) e a Pastoral da Cultura (PASCULT) e formar seus agentes com o auxílio de profissionais qualificados, em diversas instâncias arquidiocesanas, articulando-as, para que o anúncio do Evangelho e assuntos de interesse da comunidade cheguem a todos e a todas, sem exceções;
- Nível da SOCIEDADE
MODERNIZAR e QUALIFICAR, em diversas dimensões, os Meios de Comunicação da Arquidiocese, para que favoreçam, permanentemente, a transmissão da fé cristã, por meio de uma eficaz educação espiritual, bíblica, social, política, ecológica e cidadã das pessoas, com especial atenção às juventudes, em sintonia com o Projeto de Evangelização da Arquidiocese.
(As palavras com letras maiúsculas e os grifos são do Observatório)
Fonte do texto aprovado: Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral
Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães
Secretário Executivo do Observatório da Evangelização