Podem participar todas as mulheres e homens que compõem a Igreja na América Latina e no Caribe que queiram contribuir com sua palavra e testemunho através de três modalidades.
Via: Vatican News
A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe começou o processo de escuta de todo o Povo de Deus com o objetivo de gerar diversos diálogos e atividades que “serão o fio condutor de todo o processo de discernimento para e durante a Assembleia” e que durará até meados de julho.
De fato, o Papa Francisco expressou em sua saudação inicial à Primeira Assembleia Eclesial que “a Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”. Esta escuta, como parte do processo da Assembleia, é essencial para animar o que disse o Santo Padre, e por esta razão pedimos intensamente o apoio de todos e todas.
Mauricio López, coordenador do Comitê de Escuta, assegurou que “aspiramos ter uma plena e ampla participação de todo o povo de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe, para que esta Assembleia seja uma verdadeira celebração de nossa identidade eclesial a serviço da vida”.
López acrescenta que “este evento quer ser uma genuína expressão de uma presença que acolhe as esperanças e os desejos de todas as pessoas que compõem a Igreja, Povo de Deus, especialmente neste tempo de profunda crise”. Todos os homens e mulheres da Igreja poderão participar.
Diante disso, “a coerência com o anúncio do Evangelho de Jesus será o gesto vivo que dará relevância ao nosso processo, e devemos escutar atentamente os gritos dos empobrecidos e da irmã mãe terra neste tempo de pandemia da Covid-19 e todas as outras pandemias de iniquidade e exclusão que este momento revela”.
Como participar do processo de escuta?
O processo de escuta será desenvolvido através de atividades comunitárias e contribuições individuais, com registros feitos através do uso de uma plataforma de colaboração on-line, no site da Assembleia Eclesial, na seção “ESCUTA”, no link a seguir (https://asambleaeclesial.lat/escucha/).
É muito importante, por razões de identificação da diversidade dos participantes e para segurança no registro, que todas as pessoas se inscrevam no link acima mencionado, e para este fim uma equipe está disponível para auxiliar em tudo o que for necessário através do e-mail escucha@asambleaeclesial.lat.
Podem participar todas as mulheres e homens que compõem a Igreja na América Latina e no Caribe que queiram contribuir com sua palavra e testemunho através de três modalidades, todas disponíveis no link fornecido acima:
1. As comunidades ou grupos que se organizam para responder às perguntas propostas no questionário para participação grupal.
2. Uma pessoa também pode carregar sua contribuição no módulo de participação pessoal. Nestas duas formas de participação existe a possibilidade de avançar pouco a pouco com sua contribuição (ou seja, entrar várias vezes até completar sua contribuição), de modo que se têm a opção de registrar parcialmente suas contribuições, e quando tiverem terminado de enviá-las, de acordo com as funções da plataforma.
3. Uma terceira forma de participação é a organização e participação em fóruns temáticos (podem ser síncronos ou assíncronos, ou seja, em tempo real virtualmente ou durante um período específico de tempo através de uma plataforma digital), nos quais se promove uma reflexão mais profunda sobre temáticas de especial preocupação e importância para nossa jornada como igreja latino-americana e caribenha. Se o tema que se deseja refletir não está na lista oferecida pela própria Assembleia, é possível contatar a escucha@asambleaeclesial.lat para propô-lo e organizá-lo em conjunto.
Considerações para este tempo de participação
Animamos muito as comunidades e diversos grupos eclesiais para que organizem espaços de escuta comunitária de forma síncrona (em tempo real, através de plataformas virtuais ou presenciais com todos os cuidados necessários nestes tempos de Pandemia) e assíncrona (com um período para adicionar contribuições).
Além disso, em cada Conferência Episcopal existe uma comissão organizadora nacional que promoverá a participação de todo o povo de Deus que está em peregrinação em seu território particular. As diferentes redes e instituições pastorais latino-americanas (CLAR, Cáritas, redes eclesiais territoriais e temáticas, entre outras) também participarão da animação deste processo.
Insistimos que o registro necessário das pessoas será confidencial e somente com fins estatísticos. Não se publicará a autoria das pessoas ou grupos, a menos que autorizem de forma direta e explícita.
Subsídios para a Escuta
Disponibiliza-se dois valiosos subsídios para aprofundar no processo da Escuta, que já estão disponíveis na seção ESCUTA do site da Assembleia que já foi compartilhada. Em primeiro lugar, o Documento para o Caminho, que aprofunda alguns aspectos da realidade que “nos desafiam como discípulos missionários nesta hora da história”, à luz do documento e da experiência de Aparecida.
Neste Documento do Caminho poderá encontrar, de forma mais ampla, os fundamentos teológicos, históricos e bíblicos à luz de vários documentos da Igreja Universal e das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe.
“Será uma ajuda para o diálogo e o discernimento pessoal e comunitário, suscitando muitas contribuições do Povo de Deus na escuta mútua e nas deliberações comuns. É um documento para incentivar e abrir os diálogos”, disse Lopez.
Também está disponível o Guia Metodológico onde pode encontrar todas as informações necessárias para participar da escuta, e o que diz respeito às atividades comunitárias, grupais e fóruns temáticos, e as atividades individuais.
Recordemos a importância da escuta ao Povo de Deus que o próprio Papa Francisco expressa em sua Constituição Apostólica “Episcopalis Communio” (No. 7): “O processo sinodal tem seu ponto de partida e também seu ponto de chegada no Povo de Deus, sobre o qual devem se derramar os dons da graça derramados pelo Espírito Santo”.
COMITÊ DE COMUNICAÇÃO DA ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE
Acesse os Comunicados de Imprensa da Assembleia Eclesial: https://asambleaeclesial.lat/sala-de-prensa/