CEFAP/ANIMA PUC Minas realiza palestra sobre o protagonismo dos leigos e leigas na Igreja

Para destacar o Ano Nacional do Laicato em mais uma ação, o CEFAP – Centro de Formação de Agentes de Pastoral / ANIMA PUC Minas, realizou na última terça-feira, 21 de agosto, no Campus Coração Eucarístico, a palestra “O Protagonismo dos Leigos na Igreja”. O evento foi marcado pela presença de religiosos, alunos do CEFAP e de outros cursos, e demais pessoas interessadas pelo tema. A assessora convidada foi a professora Lucimara Trevizan, coordenadora do Centro Loyola/BH.

Em um dos momentos, inspirada pelo Documento 105 da CNBB (Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade), a professora Lucimara destacou “Para falar sobre esse assunto, é importante buscarmos outros documentos da Igreja, desde o Concílio Vaticano II, que também retratam os leigos e leigas, para não ficar parecendo que o documento 105 é o único a falar sobre o assunto. Teve uma caminhada marcante antes desse último documento, uma discussão antiga e considerável sobre o papel dos leigos e leigas na Igreja. Portanto, a mensagem central necessária diante disso tudo, durante todos esses anos, é o “ser sujeito eclesial”, ser protagonista na Igreja hoje.”

Ainda sobre a temática, a professora Lucimara reforçou: “Outro aspecto importante que deve ser lembrado é o Concílio Vaticano II, que nos apresentou uma outra visão de Igreja, que é de comunhão entre pastores e fiéis, onde é preciso haver uma comum unidade entre nós. Há, sim, diferentes serviços. Um exerce a atividade como catequista, já o outro como presbítero, mas a dignidade é a mesma.”

De acordo com a afirmativa da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, O Ano Nacional do Laicato tem como objetivo geral : Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

(Informações/fotos: Comunicação ANIMA)