Catequese, Círculos Bíblicos e Colegiado de Leigos – Histórias da Arquidiocese de Belo Horizonte

Na quarta parte da entrevista, Wilma Dias aborda duas temáticas estruturantes da evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte: a Catequese e os Círculos Bíblicos. 

Na primeira, rememora o processo de organização da caminhada da catequese nos níveis paroquial, forâneo, regional e arquidiocesano. Diante do revigoramento da catequese, a experiência de Belo Horizonte contagiou todo o processo catequético no Regional Leste II da CNBB, culminando na criação do Curso de formação do regional e o Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC. 

Na segunda, recorda o processo do surgimento dos círculos bíblicos na Arquidiocese de Belo Horizonte a partir dos volantes de formação bíblica em pequenos grupos, iniciativa criada pelo Projeto Pastoral “Construir a Esperança” para atender a principal reivindicação do povo na pesquisa: formação bíblica. Diante da forte adesão à dinâmica criada com os volantes, pensou-se numa maior sistematização deste estudo bíblico em pequenos círculos. Daí surgiram o nome e a dinâmica de Círculos Bíblicos assumida na caminhada da Arquidiocese de Belo Horizonte. 

Entre a primeira e a segunda temática, Wilma Dias reflete sobre o desafio da relação entre o clero e o laicato na Igreja e na Sociedade, faz referência a dois desafios que precisam ser superados: tanto o clericalismo que concentra o poder eclesial nas mãos do clero e infantiliza o laicato, quanto o leigo clerical, que quando assume funções e serviços na Igreja passa a ter mentalidade clerical, ou seja, a colocar-se a cima do povo de Deus e a agir de forma autoritária.

Confira aqui a série completa de entrevistas com Wilma Dias