A primeira Assembleia Eclesial Latino Americana e Caribenha representa um marco para a caminhada da Igreja. Um acontecimento que precisa ser retomado e aprofundado afim de que possamos avançar rumo à sinodalidade eclesial. Neste anseio nasceu um grupo que se põe a serviço da teologia e pastoral procurando fazer com que as questões eclesiais “furem as bolhas” restritas aos especialistas e estudados e cheguem à maior parte dos fieis através de linguagem e meios acessíveis. Uma destas estratégias recentes é o programa Igreja Sinodal. Saiba mais no artigo:
Estreiou, neste mês de março, o programa Igreja Sinodal, uma iniciativa do Serviço Teológico-Pastoral, com o objetivo de repercutir assuntos ligados à primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e aprofundar as reflexões do Sínodo sobre Sinodalidade. A data de estreia do programa recordou os 9 anos de eleição do Papa Francisco, em 13 de março de 2013.
Com exibição inédita pela TV Horizonte todos os sábados, às 8h30, o programa também será veiculado pela TV Pai Eterno todos os sábados, às 14h30. A TV Aparecida exibe-o todas as terças-feiras, às 22h30 e a Rádio América, de Belo Horizonte, às quartas-feiras, às 20h30.
O programa tem duração total de 30 minutos e é conduzido pelo coordenador-geral da PASCOM Brasil e membro da equipe de comunicação do Anima PUC Minas, Marcus Tullius. No programa de estreia, o comunicador conversou com o presbítero da diocese de Limoeiro do Norte (CE) e doutor em Teologia, padre Francisco de Aquino Junior, sobre a inspiração do nome do programa Igreja Sinodal e com a doutora em Teologia e professora da PUC-RIO, Maria Clara Bingemer, sobre os 9 anos de pontificado do Papa Francisco.
Serviço teológico-pastoral
O Serviço Teológico-Pastoral é um grupo de trabalho atento às questões pastorais na realidade latino-americana e ao magistério do Papa Francisco. Segundo o membro do grupo, professor da Faculdade Jesuíta (FAJE) e doutor em Teologia, Padre Geraldo Luiz De Mori, um grupo de teólogos e pastoralistas, provocados pela Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, começou a se reunir para pensar juntos como participar do processo de recepção da Assembleia na Igreja do Brasil, contribuindo com isso à “reforma” eclesial querida pelo Papa Francisco e aos processos sinodais que ele tem implementado na Igreja.
“O grupo organizou um seminário com alguns dos representantes do Brasil na Assembleia e vem se reunindo todas as semanas para pensar não só a divulgação dos resultados da Assembleia, mas também as questões que ela levanta ao conjunto da Igreja”, afirmou.