A presidência da CNBB e a secretaria geral divulgaram, no dia 02 de setembro, uma carta em que, em nome de todos os bispos da Conferência, convidam todo o povo de Deus a participar de um processo de escuta, oração e discernimento sinodal que culminará na constituição das novas diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja do Brasil.
As atuais diretrizes, previstas para o período de 2019-2023, foram reconfirmadas pelo episcopado até que este novo processo possa ser concluído em 2025, por ocasião da 62ª Assembleia Geral da CNBB e do Jubileu Ordinário.
O itinerário proposto pelos bispos prevê “prolongar o exercício da escuta, acolhendo a síntese das respostas ao sínodo sobre a Igreja Sinodal apresentadas pelas dioceses”, bem como as reflexões produzidas pela 59ª assembleia geral; viver, em 2023, um período de discernimento dos conceitos, metodologias e indicações pastorais das atuais diretrizes; recepcionar e aprofundar as indicações finais do sínodo em 2024; finalmente, apresentar uma nova redação das diretrizes por ocasião da assembleia geral de 2025.
Cabe destacar que a Conferência abriu um canal de consulta aos leigos e leigas, presbíteros, diáconos e consagrados(as) para que, através da Comissão do Tema Central, possam colaborar no discernimento a partir da resposta à seguinte provocação: “Diante do atual contexto social e eclesial, o que devemos considerar na elaboração das próximas diretrizes?”. As contribuições podem ser enviadas até 31 de julho de 2023 para o e-mail temacentral@cnbb.org.br
O convite à construção coletiva das diretrizes já é um importante fruto dos movimentos propostos pelo papa Francisco em torno da dinâmica da sinodalidade. Com ele, os bispos do Brasil dão um claro sinal daquilo que afirmam logo no início do comunicado: “entre nós, não há espaços para retrocessos.”
Para ler a carta completa clique aqui: Carta à Igreja no Brasil sobre o caminho sinodal para as diretrizes gerais da ação evangelizadora
/*! elementor – v3.7.2 – 21-08-2022 */
.elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=”.svg”]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}
Matheus Cedric Godinho
É professor de Filosofia e Ensino Religioso e autor de material didático para Educação Básica nas mesmas áreas. Leigo católico, cofundador da Oficina de Nazaré e membro do Conselho Editorial da Revista de Pastoral da ANEC. Atualmente coordena o Observatório da Evangelização PUC Minas.