Arquidiocese de BH lança instrumento de trabalho para VI APD

“Ao acolher as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB(2019-2023), avaliamos nosso caminho pastoral evangelizador como Igreja Arquidiocesana e colocamo-nos em processo de realização da VI Assembleia do Povo de Deus, buscando atualizar nosso Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, planejando assim nossa caminhada à luz das mesmas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB.

No Instrumento de Trabalho (imagem ao lado) que fazemos chegar às mãos dos cristãos leigos, religiosos, presbíteros, bispos e instâncias arquidiocesanas, compreende-se três partes, a saber:
– Na primeira parte, tratamos de revisitar o caminho pastoral evangelizador em nossa Arquidiocese nas APDs, como instância de participação, reflexão, decisão e encaminhamentos assumidos pelos Projetos de Evangelização. Um maior destaque foi dado aos projetos em curso, visando nos conscientizar acerca de várias iniciativas em andamento.
– No segundo capítulo, abordamos a importância do anúncio e da missão, destacando a realidade de uma Igreja da Palavra e num estado permanente de missão. Salienta-se, aqui, a força do anúncio, do testemunho, dos ambientes de missão, pelas redes de comunidade, num mundo cada vez mais urbano, marcado por limites e possibilidades.
– No terceiro capítulo, à luz das DGAE, apresentamos os horizontes da ação evangelizadora, a partir do compromisso de sermos uma Igreja: Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade, Casa da Missão. Cada horizonte da ação evangelizadora apresenta algumas ações concretas que, por sua vez, orientarão o processo de escuta, reflexão, avaliação nas comunidades eclesiais (paróquias), nas regiões episcopais e na Arquidiocese, nas suas várias instâncias.”

No desejo e esperança de que o caminho da VI APD de nossa Arquidiocese seja uma oportunidade de participação e comunhão, buscando estar sempre atentos aos apelos do Senhor, por meio de sua Palavra e dando respostas aos novos desafios, envolvidos na cultura sempre mais urbana, contamos com o envolvimento de todos nesse processo, atualizando o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra.”

Padre Joel Maria dos Santos
Vigário Episcopal para a Ação Pastoral