Após as discussões em grupo e as sugestões apresentadas e votadas no grande plenário, foi aprovada a redação das temáticas propostas pelo instrumento de trabalho.
A equipe executiva do Observatório da Evangelização acompanhou e registrou todas as etapas do processo percorrido ao longo da 5ª Assembleia do Povo de Deus. A partir de hoje, passamos a apresentar as novas Diretrizes para a ação evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte aprovadas para o quadriênio 2017-2020.
A PRIMEIRA nova Diretriz recebe a seguinte redação:
- REDE DE COMUNIDADES
A fé cristã é uma experiência comunitária, enraizada na comunhão fraterna e nos laços de amor e de serviço, como nos propõe Jesus. As redes de comunidades, como as CEBs e outras formas de comunidades eclesiais, são espaços privilegiados de vivência dessa comunhão, do amor e do serviço, reafirmando o novo jeito de ser paróquia e Igreja.
Assim, devemos:
a) No nível da PESSOA:
PROMOVER alternativas e ações pastorais que superem o individualismo, fomentando o espírito de comunhão e de participação, como critério de realização da pessoa, de forma que os fiéis nutram uma autêntica espiritualidade comunitária, sem intimismos, imediatismos e devocionismos;
b) No nível da COMUNIDADE:
CRIAR, AMPLIAR, DESENVOLVER os grupos de Círculos Bíblicos, de Ofício Divino das Comunidades e de Leitura Orante, garantindo o seu efetivo funcionamento, a fim de que cresça a experiência de contato dos fiéis com a Palavra de Deus, fomentando o espírito comunitário, como ponto de partida para a articulação pastoral das paróquias em redes de pequenas comunidades;
c) No nível da SOCIEDADE:
GARANTIR os meios necessários para que os Conselhos Pastorais, em todas as instâncias, sejam efetivos espaços colegiados de discernimento e de decisão, em atenção ao protagonismo dos leigos e leigas, concretizando uma Igreja profética, participativa e de comunhão, em constante saída.
(As palavras com letras maiúsculas e os grifos são nossos)
Fonte do texto aprovado: Vicariato Episcopal para Ação Pastoral
Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães
Secretário Executivo do Observatório da Evangelização