A Cáritas Brasileira Minas Gerais, em parceria com o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou em 23 de junho, um encontro virtual com representantes de diversas unidades educacionais católicas de Minas Gerais para apresentar e planejar ações conjuntas para a campanha “É Tempo de Cuidar”.
O encontro contou com a participação de Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG) e presidente do Regional; Dom José Moreira da Silva, Bispo da Diocese de Januária (MG); assessores da Cáritas e representantes de aproximadamente 50 unidades educacionais de Minas Gerais.
Durante a oração inicial, Dom José Carlos falou da importância das escolas católicas na promoção da cidadania e no cuidado com o próximo e da necessidade de realizar ações conjuntas para fortalecer a ação emergencial que se tornou necessária neste momento de pandemia.
Renata Siviero, assessora da Cáritas e presidenta do CONSEA Minas Gerais, apresentou a dura realidade de insegurança alimentar no país, que hoje enumera quase 20 milhões de pessoas que passam fome e destacou, a partir de uma pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), que a fome no Brasil tem gênero, cor e grau de escolaridade.
Como encaminhamento, serão constituídas Comissões para pensar e articular as ações no estado. A campanha é uma iniciativa da CNBB e da Cáritas Brasileira, fortalecida com a parceria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
Fonte: CNBB Leste 2