“Está andando muito bem, principalmente porque percebe-se uma grande energia. Parece-me que isso seja a chave deste encontro, uma energia capaz de exprimir a riqueza dos territórios de proveniência dos Pastores, uma energia manifestada de muitas maneiras, até mesmo com o canto!… Profecia é a palavra chave deste Sínodo. Há necessidade de entender como a Igreja e como o Evangelho, que a Igreja testemunha, possam mudar a realidade, como possam influenciar também na vida social, política, ecológica dos territórios. O Evangelho como Palavra viva, não como palavra morta.
Entrevista com o pe. Antonio Spadaro, Sj, diretor da revista “La Civiltà Cattolica”
Cidade do Vaticano
Ao falar sobre os primeiros dias do Sínodo para a Amazônia ao qual participa como membro nomeado pelo papa Francisco, padre Antônio Spadaro é claro…
O Sínodo está andando muito bem, principalmente porque percebe-se uma grande energia. Parece-me que isso seja a chave deste encontro, uma energia capaz de exprimir a riqueza dos territórios de proveniência dos pastores, uma energia manifestada de muitas maneiras, até mesmo com o canto!.
Padre Spadaro detêm-se em particular no “grande desejo de anúncio da Palavra de Deus e de questões sobre perguntas verdadeiras, sobre como viver a Igreja em seus territórios”…
Spadaro:
Profecia é a palavra chave deste Sínodo. Há necessidade de entender como a Igreja e como o Evangelho, que a Igreja testemunha, possam mudar a realidade, como possam influenciar também na vida social, política, ecológica dos territórios. O Evangelho como Palavra viva, não como palavra morta.
O Evangelho como Palavra viva capaz de chegar ao coração das pessoas. Neste sentido falou-se também da importância da Eucaristia, ou sejam da necessidade de chegar aos territórios com grandes dimensões…
Spadaro:
Há uma exigência pastoral profunda que se manifesta nas palavras dos bispos que algumas vezes falam de suas experiências: é como se na Itália tivesse, por exemplo, 60 padres, proporcionalmente ao seu território. Precisa-se proclamar a Palavra de Deus, mas também viver a Eucaristia, portanto não só momentos juntos de oração, mas também, momentos juntos de celebração dos Sacramentos.
O que o senhor nos diz sobre a ecologia integral?
Spadaro:
A ecologia integral é uma ideia que une a vida, a nossa religiosidade, o nosso modo de viver ordinariamente o território, que não é simplesmente alguma coisa material, então ecologia integral significa uma visão que é tipicamente católica que une o homem, a terra, Deus. Esse é um grande apelo que se destaca desde a proclamação deste Sínodo, porque nos ajuda a entender como tudo está relacionado.
O que estão manifestando os representantes das populações indígenas presentes neste Sínodo?
Spadaro:
Uma presença viva, um testemunho da sua experiência. Devemos ouvir. Este é um outro tema importante do Sínodo: a escuta.
Fonte: