A Palavra se fez Carne

Hoje é dia 21 de dezembro, terça-feira da Quarta Semana do Advento.

O evangelho de hoje fala da alegria da espera, mas de um modo especial da visita esperada. Isabel recebe concretamente esse importante visita. Maria vai a sua casa, apressadamente, e leva no seu ventre a razão da alegria de Isabel. O encontro destas duas mulheres é um encontro especial. Deus se manifesta neste encontro. Bastou que Maria saudasse Isabel para que a criança, no ventre, João Batista, estremecesse e Isabel ficasse repleta do Espírito Santo. Peça ao Senhor a graça da esperança e alegria no Espírito Santo na expectativa da chegada do menino Deus em sua vida.

Escuta o Evangelho segundo Lucas 1, 39-45:

Naqueles dias, Maria levantou-se e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou de alegria em seu ventre. Isabel ficou repleta de Espírito Santo e, com voz forte, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como me acontece que a mãe do meu Senhor venha a mim? Logo que ressoou aos meus ouvidos a tua saudação, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”.

Há o reconhecimento do Filho de Deus no ventre de Maria. Ela, a arca da Aliança, trazendo em seu ventre a Palavra Encarnada, que liberta e salva, nos ensina que todas as vezes que somos solidários com quem necessita, Deus se manifesta nestes gestos. Maria servidora é Bendita porque acolheu e acreditou na Palavra do Senhor que se fez carne e habitou entre nós. Converse com Deus, para que a exemplo da mãe Maria, você acolha e acredite na Palavra que liberta e salva, sendo dócil e realizando em sua vida a vontade do Pai.

Estamos, portanto, nos preparando para receber a visita daquele que vem para fazer a diferença em nossa vida, vem fazer morada entre nós. Você está preparado para acolhê-lo, amá-lo e segui-lo como Maria servidora, mãe e modelo do discipulado de Jesus? O que você mudou em sua vida para ser mais serviçal, fazendo seu coração manjedoura?

“Bem-aventurada aquela que acreditou…” Que você, como Maria possa acreditar na força libertadora da Palavra de Deus, acolhendo-a e experienciando-a em sua vida. Assim, seja um discípulo missionário testemunhando o reinado do Senhor. A música “A Escolhida”, do Mons. Jonas Abib, diz assim:

Uma entre todas foi a escolhida
Foste tu Maria serva preferida
Mãe do meu Senhor
Mãe do meu Salvador
Maria cheia de graça e consolo
Venha caminhar com teu povo
Nossa Mãe sempre serás

Termina sua oração agradecendo a Deus pela vinda do seu Filho, Palavra Encarnada, para nos libertar de toda e qualquer opressão que impede a experiência de sermos mais serviçais, principalmente com nossos irmãos empobrecidos, marginalizados.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.

Amém.

Fonte:

https://arquidiocesebh.org.br/palavra-se-fez-carne/21-de-dezembro-3a-feira-da-quarta-semana-do-advento/