Hoje é dia 25 de outubro, segunda feira da 30ª semana do Tempo Comum.
O Senhor está contigo. Deus te acompanha nos teus caminhos. É uma presença discreta, silenciosa, que não se impõe. É uma presença que podes acolher ou recusar. Experimenta esta presença de Deus, que não invade tua privacidade, antes dá sentido àquilo que guardas e aquilo que partilhas. Deus sempre nos aponta o que é essencial e a vida é seu dom precioso. Respira profundamente esta presença e dá início a tua oração.
Escuta o Evangelho Segundo São Lucas, Capítulo 13, versículos de 10 a 17:
Naquele tempo Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: ‘Mulher, estás livre da tua doença.’ Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus.
O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: ‘Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.’
O Senhor lhe respondeu: ‘Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?’ Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
Os fariseus alegam que Jesus transgrediu a Lei do Sábado. Para Jesus não interessa o dia da cura. Mas encurvados, ou seja, olhando apenas para nossos interesses, não vemos o que é mais importante. A mulher mesmo doente não desistiu de ouvir a Palavra do Senhor e a hora de sua cura chegou. Muitas vezes, como o chefe da sinagoga, queremos determinar o que Deus deve fazer. O sábado deveria ser o dia de liberdade, que é amar, é fazer o outro feliz, transformando sua vida. Jesus deixa muito claro que a lei do amor é mais importante que qualquer outra que possa existir e, por isso, cura a mulher tomada pelo mal. Peça a Deus que te dê a graça de fazer o bem a todo momento.
Existe momento oportuno para fazer o bem? Qual o bem que Deus hoje espera que você faça? O que o seu próximo espera verdadeiramente de você hoje?
‘Mulher, estás livre da tua doença”, diz Jesus a mulher do evangelho e também a nós hoje. Ouça o poema/oração do Pe. Francys Silvestrini Adão:
Tantas vezes
meu corpo e meu espírito
encontram-se encurvados
e meu olhar
impedido de voltar-se
ao aberto do Céu
acostuma-se com
a dureza do chão
Quanta surpresa e alegria
quando descubro que
para devolver-me
a retidão
o horizonte
o face-a-face
o Céu se curva ao meu chão
busca meu olhar
restaura minha integridade
Sim, só quem se inclina
livremente
é capaz de reerguer
os que foram derrubados
pelo peso do sofrimento e da dor.
Peça ao Senhor que te liberte e te dê a sensibilidade necessária e a coragem para ser capaz de ajudar a reerguer os que foram derrubados pelo peso do sofrimento e da dor.
Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Fonte:
https://arquidiocesebh.org.br/palavra-se-fez-carne/