-Hoje dia 9 de dezembro, 5ª feira da 2ª Semana do Advento.
Toda a expectativa que vivemos para o Natal do Senhor faz um paralelo com a história de Israel, quando os profetas, nos momentos difíceis da vida, sustentavam a esperança, anunciando que Deus não os havia abandonado e que sua glória se manifestaria no tempo oportuno. O Advento renova nossas esperanças e nos lembra de forma mais clara, mais palpável, que o Senhor caminha conosco, nos ampara e nos dá coragem para enfrentarmos os desafios da vida. João é o último dos profetas da antiga aliança, que preparou o povo para a chegada do Messias. Peça ao Senhor que o ajude a preparar seu coração para a Sua chegada.
Escuta o Evangelho de Mateus 11, 11-15:
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça.
-Tem muitos modos de entender esta frase de Jesus: pode ser a violência que se fazem e sofrem aqueles que renunciam a si mesmos por causa do Reino dos Céus, ou pode ser também os que querem estabelecer o Reino dos Céus pela violência das armas, como os zelotas, no tempo de Jesus, ou ainda, aqueles que detém o poder deste mundo e não querem abrir a mão dele porque continuam a criar obstáculos aos que querem construir o Reino de Deus aqui e agora. Deus enviou o seu Filho Jesus, o Messias, que disse João Batista, ser o novo Elias, que veio preparar a sua chegada. Peça ao Senhor que te ajude a abrir caminhos para que os homens e as mulheres de nosso tempo possam encontrá-lo.
-A profecia de Malaquias se realiza na pessoa de João Batista o último dos profetas, na passagem do Primeiro Testamento para o Segundo. Ele prepara os caminhos para a chegada de Jesus. E você sente-se convocado a preparar bem o natal de Jesus hoje?
Jesus termina o evangelho de hoje dizendo: “Quem tem ouvidos, ouça!” Pode ser entendida como um convite a ouvir e entender o que Jesus acabou de falar. Ou pode ser também que Jesus se dirige aos que não querem ouvir e tem seu coração fechado, duro, e não se dispõe a ouvir a verdade e ser coerente com ela. Dizia assim a novena do natal de nossa Arquidiocese no ano passado:
“Vivamos um tempo de vigilância, sintamos o desafio de estar atentos, alertas, para ver melhor, sentir melhor, escutar melhor o que Deus revela em nós e por meio de outros sinais, ao nosso redor. Estar alertas, vigilantes, faz-nos perceber o que é essencial e não podemos perder tempo. O Senhor vem! Fiquemos atentos para perceber sua chegada na brisa suave de nosso cotidiano”.
Termina tua oração pedindo ao Senhor que lhe ajude a ouvir e não perder nunca a capacidade de comover-se diante das vozes daqueles que estão privados do mais necessário e das vozes daqueles que são vítimas de intolerância e preconceito.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Fonte:
https://arquidiocesebh.org.br/palavra-se-fez-carne/