O Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus organiza o Conselho Missionário de Seminaristas – COMISE
A Arquidiocese de Belo Horizonte lançou, em março de 2016, o Diretório Pastoral para os Ministérios Ordenados. Trata-se do projeto pedagógico de formação dos servidores do Povo de Deus resultado de um longo processo de discussão. Neste, além do “Diretório para a vida e ministério dos presbíteros”, na primeira parte, e das “Diretrizes para o diaconato permanente“, na segunda, contém, na terceira o “Guia para Educação na Formação Presbiteral Inicial“.
O número 131 do Guia trata do Conselho Missionário de Seminarista – COMISE, de sua composição:
“Dois seminaristas de cada uma das comunidades de formação, indicados entre os pares no início de cada ano, com seus respectivos formadores, incluindo o reitor, podendo contar com número necessário de assessores – padres, diácono, leigos e especialistas na área de missiologia.”
E de suas atribuições:
“organizar, semestral e ou anualmente, experiências especiais de missão, envolvendo a grande comunidade do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – SACEJ, ou parte dela, conforme necessidades e atendimento de perspectivas no âmbito do tirocínio, com duração conforme o projeto arquitetado de missão e em se considerando o adequado tratamento da realidade escolhida, sua localização, complexidade e configuração de seu tecido social e eclesial, com compromisso de contribuir qualitativamente para o crescimento do anúncio do Evangelho e da experiência de comunidades em rede, favorecendo aos seminaristas o crescimento de seu ardor missionário e a consciência de ser Igreja em saída.”
Este ano foi formado o COMISE, contando com seis membros, dois de cada comunidade de formação indicados por seus pares:
- Fernando Lima Almeida
- Sândalo Cesar Cordeiro
- Alan Pereira da Silva
- Lucas Henrique Aguiar Rodrigues
- Daniel Marcos Ramos
- Sérgio Augusto Pires dos Reis.
Organização da 1ª Semana Missionária do COMISE – 2016
Em reunião interna, em meados de Abril de 2016, discutiu-se uma proposta de missões para o corpo seminarístico arquidiocesano para o final do semestre letivo: a 1ª Semana Missionária COMISE – 2016.
Sensibilizados pelo Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco e movidos pelo desejo evangélico de conhecer e encontrar-se com o mundo dos mais pobres e a realidade social dos mais marginalizadas do Povo de Deus para quem nos preparamos para servir, um dos membros propôs, a partir das provocações do livro “O nome de Deus é Misericórdia”, do Papa Francisco, a realização de uma “Missão ambiental” que, tendo por parâmetros as “Obras de Misericórdia“, fosse ao encontro das “Pastorais Sociais” em atividade na Arquidiocese de Belo Horizonte estabelecendo com elas parcerias de colaboração. A proposta foi aprovada pelo COMISE juntamente com o Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira, Reitor do Seminário.
Os seminaristas serão inseridos nos seguintes contextos sociais sob auxílio das respectivas “pastorais sociais”:
- Presídios da região metropolitana de Belo Horizonte junto à Pastoral Carcerária;
- Centros de Ressocialização de menores infratores em restrição de liberdade junto à Pastoral do Menor;
- Espaço Cantinho da Paz de acolhida a mulheres em situação de prostituição da Pastoral da Mulher Marginalizada;
- Hospitais junto a agentes da Pastoral Hospitalar;
- Abrigo São Paulo da Sociedade São Vicente de Paulo.
Os seminaristas serão convidados a se inserir no contexto sociocultural de cada frente missionária, estabelecendo interação informal com as pessoas que encontrarem e, a partir do diálogo aberto, conhecer realidades, partilhar perspectivas, experiências, alegrias, angústias e vivências de amor e fé. Ouvir com atenção as narrativas existenciais das pessoas, desde a prática libertadora de Jesus, sem qualquer julgamento moral, acolher, irradiar no olhar e concretizar a presença amorosa e misericordiosa de Deus.
Sândalo Cesar Cordeiro
Estudante do 1º Ano de Teologia