A avaliação dos primeiros seis meses de caminhada foi o tema da reunião realizada pelo Observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte / ANIMA PUC Minas, nessa terça-feira, 24. O encontro aconteceu no prédio 7 da PUC Coração Eucarístico e contou com a presença de Dom Joaquim Mol e Dom João Justino, bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, além de importantes colaboradores da equipe ampliada do núcleo.
Logo no início Dom Mol ressaltou a importância de todas as pessoas que compõem a equipe. Disse também que ter um Observatório significa buscar caminhos, e indicou pontos importantes para dar continuidade. “É necessário pensar de que forma as pessoas se servirão através do Observatório da Evangelização, ajudar as pessoas a dar um passo para frente, estimular grandes discussões, pensar de que forma poderão prestar um serviço à Igreja no Brasil. Para tal, é preciso pautar criteriosamente o que é observado de modo convidativo, tudo isso se tornará um grande caminho de acesso para este núcleo.”
Após as palavras de Dom Mol, Dom João Justino, coordenador do Observatório da Evangelização, apontou desafios pertinentes ao trabalho desse núcleo. “Penso que o Observatório precisa de uma conexão estreita com o Vicariato de Ação Pastoral, através do Padre Áureo Nogueira, para produzir algo a ser bem aproveitado pelo Vicariato.” Ele também destacou a importância da relação do Observatório com as faculdades de teologia que estão na Arquidiocese e institutos da PUC Minas, a fim de que o Observatório seja mais conhecido nesse meio e tenha indicações de experiências significativas a serem observadas.
Após esse momento, todos que estavam presentes fizeram suas considerações sobre os meios de comunicação criados pelo Observatório da Evangelização: blog, site e página no Facebook. Muitas sugestões foram colocadas e críticas registradas. O professor Edward Guimarães, secretário executivo do Observatório da Evangelização, comentou sobre as experiências observadas ao longo dos últimos seis meses, apresentou a equipe executiva e destacou as expectativas de trabalho para os próximos meses.
Sobre o Observatório da Evangelização
Criado em 2013 pela Arquidiocese de Belo Horizonte na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Observatório da Evangelização tem o objetivo de pesquisar, analisar, refletir, intercambiar e divulgar, sobretudo por meio de portal próprio, experiências significativas de evangelização no contexto atual e as correlações com as realidades sociais, políticas, econômicas, culturais e eclesiais, subsidiando a ação evangelizadora da Igreja Católica, com foco principal na Arquidiocese de Belo Horizonte e em intercâmbio com observatórios similares de outras regiões do Brasil, da América Latina e do mundo.
É um projeto da Igreja Católica a serviço da concretização da missão de evangelizar e fecundar a sociedade atual com os valores do Evangelho de Jesus Cristo. Em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte (2013-2016), definidas e assumidas na IV Assembleia do Povo de Deus, o Observatório se estrutura em três dimensões: espiritualidade encarnada e de comunhão, renovação da vida comunitária e inserção social da Igreja.
Equipe executiva: Edward Neves Guimarães, Tânia Dias Jordão, Pe. Joel Maria dos Santos, Robson Sávio dos Reis e Janaína Gonçalves. Coordenadores: Dom João Justino e Pe. Áureo Nogueira.
Observatório da Evangelização:
Email: observatoriodaevangelizacao@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/observatoriodaevangelizacaopucminas
Blog: http://atomic-temporary-74025290.wpcomstaging.com/
Youtube: www.youtube.com/channel/UC1KBQtIJSHcK9mtbagj-1wA
Telefone: (31) 3319-4726