Pastoral do Povo da Rua tem novo bispo referencial

Uma das mais desafiantes pastorais sociais da Igreja católica, a Pastoral do Povo da Rua, tem novo bispo referencial.  Isso mesmo, uma das mais desafiantes, porque pessoas em situação de rua, infelizmente, com frequência são consideradas uma espécie de “lixo humano”, são tratadas como um estorvo que sujam e enfeiam o centro das grandes cidades. E como se não bastasse, além de serem, por muitos, socialmente invisibilizadas, são também desprezadas até mesmo pelas políticas públicas.

Esta Pastoral social nasce como um apelo ético do Evangelho que nos interpela a contemplar, no rosto dos pobres e sofredores, a presença de Deus e a acolher cada pessoa humana, de modo especial, as mais vulneráveis e excluídas da mesa da dignidade, como irmãos e irmãs.

Recebemos com alegria esta notícia: No dia 17 de Abril de 2024, a presidência da Comissão episcopal para a ação sociotransformadora da CNBB, conduzida por dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo – MA, nomeou como novo bispo referencial da Pastoral do Povo da Rua, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte. Dom Mol, como é conhecido, vem se destacando, como uma das lideranças da Igreja católica mais atuantes e comprometidas com a defesa da democracia, da igualdade cidadã, da justiça social e da dignidade humana.

 

Com dom José Valdeci, nós da equipe do Observatório da Evangelização também suplicamos a Deus que abençoe o trabalho de dom Joaquim Mol na Pastoral do Povo da Rua. Que esta importante pastoral social ganhe maior visibilidade e apoio da Igreja e de toda a sociedade brasileira.