A Palavra se fez Carne

Hoje é dia 28 de novembro, 1º domingo do Advento.

Quando sabemos que uma data importante está chegando em nossa vida, começamos a nos preparar de várias maneiras (escolhendo novas roupas, um cardápio para o dia, a lista de convidados … Mais que o exterior, a liturgia do advento nos ajuda a colocar a casa que há dentro de nós em ordem, para poder acolher com toda a alegria Deus que virá ao nosso encontro. Peça ao Senhor a graça de aprender a esperar, se colocando ativamente no movimento de arrumar a casa do seu coração.

Escuta o Salmo 24, proposto para a liturgia neste domingo:

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação!

O Senhor é piedade e retidão,
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança.

Os salmos apresentam Deus conforme as várias experiências que perpassam o coração do ser humano ao longo de sua vida. Às vezes o sente perto, às vezes longe. Aqui o salmista celebra este Deus que é capaz de conduzir seu povo, que constrói a história com ele. Esse caminho não é uma armadilha. Uma vez que a fidelidade de Deus nos conduz, nos orienta, só pode haver uma direção: a vida plena. O Deus que nos guia é o mesmo Deus que nos salva. O Deus que vem ser conosco é o mesmo que, desde já, conduz nossos passos. Peça ao Senhor que te ajude neste Advento a encontrar o caminho da luz, que é Jesus, Deus conosco.

Qual caminho neste início do período do Advento Deus te chama a percorrer para poder encontrá-lo e celebrar juntos a vida?

“Verdade e amor são os caminhos do Senhor”, diz o salmo de hoje. Ao caminhar, vemos que Deus torna-se nosso companheiro de viagem, a ponto de ser considerado amigo íntimo, a quem podemos confiar nossas confidências e nossos segredos. Que o tempo do Advento nos ajude a viver o caminho dessa forma como apresenta o escritor Fernando Sabino:

Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte,
da procura um encontro!”

Termina tua oração agradecendo ao Senhor pelos teus caminhos e por ele ser teu companheiro nos caminhos da vida. Agradeça também por Ele vir ao teu encontro e ser a luz que dá significado para tua vida.

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

https://arquidiocesebh.org.br/palavra-se-fez-carne/