Live sobre “História da sinodalidade na Igreja”, com o prof. dr. Frei Luiz Antônio Pinheiro

O Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão – Anima PUC Minas realizou na quarta-feira, dia 6 de outubro de 2021, a primeira da série de quatro lives com o tema Por uma Igreja Sinodal. O convidado para falar do assunto, Frei Luiz Antônio Pinheiro, do Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas, explicou os aspectos significativos a serem observados quando se fala em sinodalidade.

A live foi mediada por Lucimara Trevisan e teve a participação inicial do padre Joel Maria Santos, vigário Episcopal para a Ação Pastoral (Veap), da Arquidiocese de BH.

Na caminhada dos três últimos papas da história da Igreja tivemos uma significativa representatividade sinodal. Seja o papa João Paulo II, Bento XVI ou Francisco, cada um com sua perspectiva. Porém, precisamos destacar o papa Francisco, pois é nítida a sensibilidade dele ao mundo, à Igreja em saída, às periferias existenciais, sua preocupação com a ecologia integral, com o pacto educativo global, e tantas outras frentes que refletem a própria sinodalidade, que quer dizer Caminhar juntos, este é o estilo de Francisco“.

Frei Luiz Antônio Pinheiro

Frei Luiz destacou que o tema sinodalidade ou colegialidade é relativamente novo, mas o sentido é desde o fundamento da nossa Igreja. 

“A Igreja nasceu sinodal: ‘onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles’. Jesus envia os primeiros discípulos dois a dois para pregarem, e nunca sozinhos. A igreja nasceu sinodal nesse sentido de participação e comunhão.”

Frei Luiz Antônio Pinheiro

Estar sempre a caminho

O caminho sinodal é o caminho de todo o povo de Deus que procura viver na comunhão, na participação, na escuta. E o protagonista, o personagem mais importante, é o próprio Espírito Santo de Deus. Então, nós devemos nos escutar, discernir juntos e encontrar juntos os caminhos para evangelizar nos novos tempos em que nós estamos vivendo“.

Frei Luiz Antônio Pinheiro

Durante a live, o convidado ainda respondeu a alguns questionamentos de quem acompanhou a transmissão, com a condução de Lucimara Trevisan. Confira na íntegra:

A série de lives, que começou nessa quarta-feira, é uma iniciativa do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral – Veap, em parceria com o Anima PUC Minas. Toda quarta-feira do mês de outubro, às 20h, pelo canal do YouTube  e pela página do Facebook do Anima PUC Minas, será possível acompanhar cada tema:

  • 13/10: Experiências Sinodais – com o prof. Ms. pe. Manuel Godoy
  • 20/10: Francisco e a Sinodalidade – com profª. dra. Alzirinha
  • 27/10: Experiências Sinodais da Igreja – com prof. dr. pe Geraldo De Mori, SJ. 

Com informações da Comunicação do Anima PUC Minas