2 de setembro, 5ª feira da 22ª Semana do Tempo Comum
Hoje é dia 02 de setembro, 5ª feira da 22ª Semana do Tempo Comum.
No evangelho de hoje uma multidão vinda de todas as partes seguiu Jesus até à beira do lago de Genesaré. Jesus pediu a seus discípulos que tivessem uma barca preparada, pois o povo o apertava, porque tinha curado a muitos. Ao entrar no barco, este deixa de ser simples instrumento de pesca para ser lugar do anúncio e Jesus amplia o rotineiro modo de pescar e propõe: lançai as redes em águas mais profundas. Do mar da Galileia ao mar da vida: este é o movimento que Jesus desperta nas pessoas. Peça ao Senhor que o ajude a navegar nas águas profundas da vida e da missão proposta por Ele.
Escuta o Evangelho Segundo São Lucas, Capítulo 5, versículo de 1 a 11:
Naquele tempo: Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago.
Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem.
Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão:
‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’.
5Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos.
Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’.
Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.
Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los.
Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: ‘Senhor, afasta-te de mim,
porque sou um pecador!’
É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados.
Jesus, porém, disse a Simão: ‘Não tenhas medo!
De hoje em diante tu serás pescador de homens.’
Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Jesus desafia aqueles rudes pescadores a deixarem aquele mar e entrar no vasto oceano da vida, por isso lhes diz: “sereis pescadores do humano”. O apelo é a lançar “redes em águas mais profundas”, a ser criativo na arte de pescar, ou seja, sair da rotina, da maneira tradicional de pescar, buscar o novo e o diferente nas profundezas do mar. Ainda hoje Jesus continua desafiando a que cada um mergulhe mais fundo no oceano do coração e ali ative o que ainda está escondido: novos sonhos, novas possibilidades, nova inspiração, novo sentido para a existência… Peça ao Senhor que o ajude a sair das margens conhecidas e lhe dê coragem para lançar as redes no mar bravio do seu coração e do mundo.
O que significa ser na sua realidade “pescador do humano”? Em que periferias existenciais e sociais precisamos lançar as redes do evangelho?
“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”, diz o evangelho de hoje. Isso dá medo, mas essa missão nos move a ir além. Diz a conhecida música Navegar:
“Vou navegar, nas águas deste mar
Navegar… eu quero me encontrar
Navegar… não posso mais fugir
Vou procurar, nas águas mais profundas
No mar… feliz eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!
Vivo a certeza desta missão.
Já não posso desistir, voltar atrás…”
Termina tua oração agradecendo ao Senhor por ter te chamado a ser pescador de gente. Peça também muita luz e coragem para não desistir desta missão que Ele te dá.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Fonte: