Jesus, no Evangelho, sistematicamente alerta seus discípulos e discípulas sobre a importância da postura de vigiar e orar para não cair em tentação. Entre as grandes tentações na vida humana estão o poder, o ter e o prazer. E evangelizar e ser evangelizado é uma dinâmica exigente e contínua. Implica, entre outras coisas, o cultivo da consciência crítica e autocrítica.
Fiquemos de olhos bem abertos, atentos com os processos políticos municipais, estuduais, federal e internacional. Busquemos analisar o poder político e exercer o nosso compromisso de cristãos e cidadãos na defesa do bem comum, da justiça e da vida, desde os pobres, vulneráveis, oprimidos e excluídos. A paz verdadeira brota da justiça e do cultivo da fraternidade-sororidade desde os mais pobres e vulneráveis.
A partir de hoje, você poderá acompanhar no Observatório da Evangelização o clipping do Nucleo de Estudos Sociopolíticos do ANIMA PUC Minas – NESP.
Confira:
DE OLHO NA POLÍTICA
Escalada de apologia ao nazismo pode originar partidos neonazistas no Brasil?
A Sputnik Brasil explica o florescimento de grupos neonazistas no Brasil e comenta a relação do bolsonarismo com a simbologia nazista.
Leia mais em:
https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/2021081817913802-escalada-de-apologia-ao-nazismo-pode-originar-partidos-neonazistas-no-brasil/
Estudo aponta que maioria dos bolsonaristas não defende intervenção militar
Pesquisa com eleitores de Bolsonaro fiéis e arrependidos indica que muitos têm visão benigna da ditadura, mas poucos abraçam novo golpe.
Leia mais em:
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/estudo-aponta-que-maioria-dos-bolsonaristas-nao-defende-intervencao-militar.shtml
‘Mentalidade nociva’, ‘ignorância técnica’: veja repercussão da fala do ministro da Educação sobre crianças com deficiência
Milton Ribeiro tentou justificar uma fala anterior em que afirmou que, quando uma criança com deficiência é incluída em salas de aula com alunos sem a mesma condição, “atrapalhava, entre aspas”, a aprendizagem das outras.
Leia mais em:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/19/ministro-da-educacao-criancas-com-deficiencia-repercussao.ghtml
Apenas 20% das universidades públicas têm cotas para quilombolas
Somente oito estados têm instituições que adotaram ações afirmativas voltada aos quilombolas.
Leia mais em:
https://sul21.com.br/noticias/educacao/2021/08/apenas-20-das-universidades-publicas-tem-cotas-para-quilombolas/
Bolsonaro diz que Brasil é “sufocado por minoria” e defende protestos no 7 de setembro contra STF
“Não é justo o TSE agora desmonetizar páginas que falam que o voto impresso é necessário, ou que desconfiam do voto eletrônico”, disse ele.
Leia mais em:
https://www.brasil247.com/brasil/bolsonaro-diz-que-brasil-e-sufocado-por-minoria-e-defende-protestos-no-7-de-setembro-contra-stf
Dados da segurança pública mostram urgência para debate do racismo no Brasil
O “Anuário Brasileiro de Segurança Pública” mostra uma subnotificação dos registros criminais e as controvérsias das leis aplicadas sobre discriminação e injúria racial.
Leia mais em:
https://jornal.usp.br/atualidades/dados-da-seguranca-publica-mostram-urgencia-sobre-debate-do-racismo-no-brasil/
Vice de Kalil tenta ‘apagar incêndio’ e procura trégua com a Câmara
Fuad almoçou com o vereador Gabriel Azevedo e buscou amenizar impasse entre os Poderes. Restabelecer o diálogo com a Casa foi o objetivo do encontro.
Leia mais em:
OPINIÃO:
Entre o boquirroto e o estrategista
Sistema bolsonarista: ultraconservadorismo, militarização, destruição da educação, crueldade humana.
Leia o artigo de João Paulo Cunha em:
https://www.brasildefatomg.com.br/2021/08/19/entre-o-boquirroto-e-o-estrategista
Fonte:
Clipping: Rede Nesp