Carta do papa francisco ao pe. James Martin, SJ

papa Francisco mais uma vez encorajou o ministério do pe. James Martin, SJ junto às pessoas LGBT e com palavras que também poderiam encorajar outras pessoas nesse trabalho. Ele fez isso às vésperas do congresso de pastoral católica LGBT “Outreach 2021”, que ocorreu na modalidade online nesse sábado, 26 de junho, da qual o padre jesuíta foi o principal organizador.

(A carta foi publicada pelo IHU, em 28/06/2021, com tradução de Moisés Sbardelotto. Adaptação para o Observatório da Evangelização PUC Minas é de Edward Guimarães)

pe. James Martin, SJ

Texto completo da carta do papa Francisco:

Querido irmão,

Obrigado pelo teu e-mail e pelas fotos. Agradece ao teu sobrinho pela sua bondade para comigo e por ter escolhido o nome de Francisco… E felicita-o pelas meias… Me fizeram rir. Diz-lhe que rezo por ele e que, por favor, o faça por mim.

Com respeito ao teu P.S. [sobre o congresso de pastoral LGBT Outreach], quero te agradecer pelo teu zelo pastoral e tua capacidade de estar perto das pessoas, com aquela proximidade que Jesus tinha e que reflete a proximidade de Deus. Nosso Pai do Céu se aproxima com amor de cada um de seus filhos, de todos e de cada um. Seu coração está aberto para todos e para cada um. Ele é Pai. O ‘estilo’ de Deus tem três traços: proximidade, compaixão e ternura. É assim que ele se aproxima de cada um de nós.

Pensando no teu trabalho pastoral, vejo que tu buscas continuamente imitar esse estilo de Deus. És sacerdote para todos e todas, assim como Deus é Pai de todos e todas. Rezo por ti, para que continues assim, sendo próximo, compassivo e com muita ternura.

E rezo pelos teus fiéis, teus ‘paroquianos’, todos aqueles a quem o Senhor coloca [no teu caminho] para que os cuides, os protejas, os faças crescer no amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por favor, não te esqueças de rezar por mim. Que Jesus te abençoe e a Virgem Santa te cuide.

Fraternalmente,

Francisco

Fonte:

IHU