Tantos medos me paralisam
Tantos pesos me aprisionam
Tantos erros me atrofiam
Mas Tu não fixas o olhar
em nenhum deles
Tu vês e me fazes ver
o que eu tenho
tanta dificuldade de enxergar
Sou carregado por muitos
Sou amado de graça
Sou colocado aos Teus pés
graças aos pés, mãos e coração
de tantos que me querem bem
Se escuto Tua Palavra
e me alegro com o que Te alegra
já não há pecado, mas perdão
já não há ruptura, mas relação
já não há paralisia, mas movimento
Pois o Amor me resgata
põe-me de pé
devolve-me ao Caminho
para ser cada dia mais
um filho querido do Alto
um irmão entre tantos irmãos
Evangelho (Mt 9,1-8)
Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Belo Horizonte 01/07/2021
Sobre o autor:
Francys Silvestrini Adão é padre jesuíta e professor de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. É doutor em Teologia Fundamental e Sistemática pelo Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris (2019). É membro da equipe de formação jesuíta no pós-noviciado (juniorado e filosofado), estando também envolvido na pastoral juvenil, no programa “Magis Brasil”. Enquanto poeta místico do Evangelho tem sido colaborador do Observatório da Evangelização – PUC Minas.