Encontro Nacional da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco

Articulação Brasileira pela Economia de Francisco -ABEF

Quem Somos 

Prezados, paz e bem!!!

Somos a Articulação Brasileira para a Economia de Francisco (ABEF), criada a partir do diálogo construído com José Maria de Corral, presidente da Fundação de Direito Pontifício Scholas Ocurrentes, em julho deste ano, a fim de ecoar no Brasil o Encontro Global por uma nova Economia, proposto pelo Papa Francisco chamado Economia de Francisco, que ocorrerá de 26 a 28 de março de 2020, em Assis, Itália.

Nestes últimos meses, temos atraído jovens, ativistas de movimentos populares, intelectuais, economistas e das ciências humanas, e sobretudo, pastorais e organismos ecumênicos nesta articulação. O Papa Francisco possui uma liderança global fenomenal, capaz de reunir diversas forças sociais, outrora dispersas e enfraquecidas, na discussão das raízes da desigualdade e no combate às mesmas. Aderimos a esta luta!

18-19/novembro de 2019: Encontro Nacional 

A ABEF, Articulação Brasileira para a Economia de Francisco, atendendo ao chamamento do papa Francisco, está empenhada em reunir as forças dos movimentos sociais, atualmente desarticuladas, para o enfrentamento da atual conjuntura sócio-político-econômica. Estamos no trabalho de conectar as várias experiências existentes no Brasil, que tem mostrado sucesso em geração de renda e produção sustentável e que podem ser a alternativa bastante viável para o combate da desigualdade cada vez mais acirrada. 

Para tanto, estamos realizando um Encontro Nacional para a Economia de Francisco, nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, na PUC-SP. 

O Encontro almeja, em pleno auge dos governos neoliberais e autoritários vigentes em nível nacional e internacional, construir uma ponte das práticas e iniciativas que o Brasil possuí sobre alternativas econômicas, de gestão e autogestão e os apontamentos para crítica à economia política.

O Encontro reune representantes no congresso em Assis, Itália, onde também poderemos encaminhar uma carta firmando os apontamentos do Brasil para a Economia de Francisco. A ABEF pretende também organizar uma delegação para ir a Assis construir um debate e incidências das perspectivas almejadas no país.

A programação do Encontro é composta por mesas e rodas de conversas com o objetivo de provocar reflexões, compartilhar e cartografar experiências, além de sistematizar diretrizes a partir do acúmulo das iniciativas brasileiras para a proposta da Economia de Francisco.

  • Confira aqui a programação
  • Veja as ementas dos temas das rodas de conversa e escolha a delas para participar e contribuir para a construção do documento final.
  • Leia os textos de referência para o encontro.
  • Organize o debate entre suas redes e parceiros institucionais localmente. Acesse as orientações e colabore com o documento final da Carta Brasileira para o Encontro Global de Economia de Francisco.

Participe e divulgue o chamado do papa Francisco que nos convoca a desenhar uma nova economia ou alternativas econômicas ao capitalismo neoliberal.

Local: TUCARENA – PUC SP
Endereço: R. Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo

Juntos por uma nova economia!

Articulação Brasileira para a Economia de Francisco

1º Dia do Encontro Nacional – A Economia de Francisco:

2º Dia do Encontro Nacional – A Economia de Francisco:

Fonte:

www.econfrabr.org.br