Relatório da Assembleia do Povo de Deus da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP

Aconteceu na manhã do último sábado, dia 26 de outubro de 2019, a Assembleia da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (RENSP), como etapa regular da Assembleia do Povo de Deus que está acontecendo em toda a  Arquidiocese de Belo Horizonte.

Registro de momento da Assembleia regional da RENSP – 26/10/2019 – Foto: Davidson – PASCOM

Cerca de 130 pessoas estiveram reunidas no Auditório do Centro Universitário Claretiano, ao lado da sede da RENSP e também da Basílica de Lourdes, entre padres, diáconos, religiosos e religiosas, representantes do Conselho Pastoral regional, os delegados escolhidos nas assembleias paroquiais, a equipe responsável pela síntese das foranias e demais leigos e leigas. Juntos com o bispo auxiliar e ao vigário episcopal regionais, dom Geovane Luís da Silva e padre José Januário, em assembleia regional, os participantes escolheram dentre as prioridades pastorais que foram apresentadas nas diversas assembleias paroquiais da RENSP na etapa anterior da VI APD durante o mês de setembro. Além disso, apresentaram também algumas sugestões para serem levadas para a grande assembleia arquidiocesana na última etapa VI APD da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Os critérios de escolha das prioridades foram, tendo presente a realidade e a caminhada pastoral na Região, aquelas que melhor refletem a situação concreta desta parcela do povo de Deus, bem como o discernimento dos passos que devemos dar para a continuidade de nossa ação evangelizadora, estando em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB e o Projeto de evangelização Proclamar a Palavra da Arquidiocese de Belo Horizonte que permanecerá em vigor, com sua atualização, para os próximos quatro anos.

O Encontro teve início com oração do Ofício Divino das Comunidades e momento reflexivo na Basílica, conduzido pela equipe de liturgia da RENSP. Logo após, já no auditório, feitos os devidos cumprimentos e orientações, o padre José Januário, vigário episcopal da Região,  mostrou através de gráficos a síntese das escolhas das foranias e da RENSP. Os dados com as prioridades escolhidas e sugestões que foram apresentadas pelos participantes, foram coletados e sistematizados por uma equipe responsável. 

Registro de momento da Assembleia regional da RENSP – 26/10/2019 – Foto: Davidson – PASCOM

Um ponto importante de discussão que apareceu em todos os quatro pilares da metáfora da casa (Palavra, Pão, Caridade e Missão) foi a possibilidade de aglutinação de alguns tópicos, não apenas pela semelhança dos temas e atitudes a serem tomadas, mas também pela necessidade de trabalhos mais completos dentro de cada assunto. Percebeu-se que as propostas escolhidas, quando juntas, formavam uma estrutura de ação evangelizadora mais abrangente, coesa e interessante nos serviços pastorais. Podendo assim contemplar realidades distintas, como as que estão presentes, de forma visível, na RENSP. As foranias desta Região episcopal estão espalhadas por mais de cinco municípios da região metropolitana e em contextos sociais da capital Belo Horizonte muitos distintos entre si.

Como conteúdo resultante desse rico processo da Assembleia regional, assim ficaram definidas as escolhas para cada pilar da “casa”:

Registro de momento da Assembleia regional da RENSP – 26/10/2019 – Foto: Davidson – PASCOM

I – Igreja – Casa da Palavra

  • Criar, ampliar e acompanhar Grupos de Reflexão Bíblica, Encontros Bíblicos, Círculos Bíblicos, Leitura Orante da Palavra e outros meios possíveis numa cultura digital, a fim de que cresça o encontro dos fiéis com a Palavra de Deus, fomentando o espírito comunitário em redes de pequenas comunidades; Oferecer itinerários de formação bíblica; Cuidar para que em todos os processos de formação oferecidos aos cristãos leigos (cursos de teologia com leigos e outros) haja aprofundamento bíblico;
  • Promover uma catequese atenta à cultura urbana, numa metodologia e linguagem que utilizem a arte (música, cinema, teatro, imagens e outros), a serviço da educação da fé; Cuidar da inspiração catecumenal de toda a catequese o que implica, entre outros aspectos, ser uma catequese querigmática e mistagógica; Formação de catequistas para promover uma catequese voltada para a realidade local; Proporcionar formação iniciática permanente aos catequistas (iniciantes, atuantes e coordenadores);
  • Instituir o Ministério da Palavra, na ampliação do serviço da Palavra, construindo uma Igreja samaritana; Possibilitar a Celebração da Palavra de Deus, sob a presidência de ministros leigos ou diáconos permanentes, nos hospitais, nos condomínios, nos cemitérios, nas escolas e em outros ambientes; Garantir a celebração da Palavra de Deus, com a comunhão eucarística, ao menos em todos os domingos, presidida por ministros leigos para isto preparados, em todas as comunidades eclesiais que não tenham a oportunidade da Celebração da Eucaristia.

II – Igreja – Casa do Pão

  • Garantir que as orientações para a Pastoral Litúrgica, nas paróquias e comunidades, contemplem as orientações do Secretariado Arquidiocesano de Liturgia (SAL);
  • Investir no cultivo da espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, nos processos de formação inicial e permanente dos presbíteros, bem como dos agentes de pastoral, para que isso possibilite a saída de uma experiência religiosa fechada em si mesma e clericalista;
  • Evangelizar a religiosidade popular, sobretudo nas cidades históricas e santuários, como caminho para despertar e aprofundar a fé iluminado pela Palavra de Deus, rumo a pertença à comunidade eclesial.

III – Igreja – Casa da Caridade

  • Capacitar os evangelizadores para que as comunidades sejam verdadeiras casas de acolhida e do cuidado de todas as pessoas, especialmente dos pobres;
  • Implementar o Projeto Arquidiocesano da “Casa de Acolhida e Cuidado das Famílias” e investir na evangelização da família e das juventudes;
  • Despertar o engajamento dos cristãos nas questões políticas e sociais, tendo em vista os irrenunciáveis direitos humanos e sociais e ter cuidado com a Casa Comum, refletindo permanentemente sobre a Ecologia Integral.

Registro de momento da Assembleia regional da RENSP – 26/10/2019 – Foto: Davidson – PASCOM

IV – Igreja – Casa da Missão

  • Investir nas redes sociaislugares de evangelização e profecia, que denunciam e anunciam, despertando pessoas e comunidades para a vivência da fraternidade e da comunhão nesses novos espaços; Investir ainda mais e ampliar a Pastoral da Comunicação (PASCOM);
  • Priorizar a ação missionária nas vilas e favelas, criando comunidades alicerçadas na Palavra e investir num novo jeito de evangelizar condomínios e edifícios;
  • Criar e fomentar Grupos de Fé e Política, bem como outros organismos eclesiais que propiciem, a partir da Palavra de Deus e Ensino Social da Igreja, o compromisso com a política e a cidadania; Provocar uma “primavera” das pastorais sociais.

A diferença entre as realidades pastorais de cada paróquia, mostrada também nas sugestões feitas de forma individual, demonstrou a necessidade de um pensar coletivo capaz de alcançar todas essas distintas realidades das diversas comunidades e foranias. Com essa pretensão, foi assumido o seguinte caminho para a Região: unidade na diversidade. Para os pontos de discussão, a adaptação do texto pela reescrita e mediação explicativa de Dom Geovane, padre José Januário e padre Joel Maria dos Santos, Vigário episcopal para a ação pastoral (Veap), foi importante para a solução das dúvidas. É importante ressaltar a participação dos presentes de forma crítica e ativa, construindo juntos a redação que os representaria.

A próxima etapa da Assembleia acontecerá em 23 de novembro, na Catedral Cristo Rei, quando serão avaliadas e definidas as propostas que formarão a redação final do Projeto de evangelização Proclamar a Palavra, agora consonante em ritmo cronológico com as diretrizes da CNBB.

Davidson Avelino Damasceno

Davidson Avelino Damasceno é coordenador da Pastoral da Comunicação da Região episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP e da Arquidiocese de Belo Horizonte.