Dom Cláudio fez um balanço dos trabalhos até o momento e afirma que a imprensa mundial aos poucos vai entendendo a importância do Sínodo.
Cidade do Vaticano
Entrando em sua segunda semana, os trabalhos do Sínodo se intensificam. Na segunda-feira, dia 14/10/2019, aconteceram duas congregações gerais, na presença do papa Francisco.
Até o momento, o balaço é positivo, segundo o relator-geral, Cardeal Cláudio Hummes. O presidente da Repam (Rede Eclesial Pan-Amazônica) ressaltou a sinceridade, a coragem e a transparência dos participantes, como solicitado pelo Pontífice.
“Nós não estamos aqui como num parlamento, em que dois ou três partidos estão votando para ver quem ganha. O Papa sempre disse que devemos chegar a uma comunhão de ideias.”
Quanto às críticas, Dom Cláudio afirmou que é preciso ignorar quem insulta, mente e agride. “Não podemos perder a coragem!”
Para o Cardeal, a imprensa mundial aos poucos vai entender a profundidade e a importância do Sínodo, porque trata das questões que dizem respeito à humanidade. Por fim, pede orações pelo bom êxito dos trabalhos.