A Igreja vem procurando, embora não sem dificuldades, concretizar, em sua dinâmica pastoral, a opção pelos jovens. Trata-se de uma urgência cada vez mais necessária, pois, a linguagem da Igreja e a sua ação evangelizadora vem alcançando, cada vez mais, parcela menor das juventudes. Além de confirmar a sua opção pelos pobres assumida na Conferência de Medellín, em 1968, dez anos depois na Conferência de Puebla, em 1979, a Igreja latino-americana assumiu publicamente a opção pelos jovens. De lá para cá, a Igreja vem tentando aproximar do mundo dos jovens.
Recentemente tivemos o importante Sínodo das juventudes convocado pelo papa Francisco, cujo objetivo primeiro foi o de ouvir e conhecer mais de perto as novas gerações e criar espaço eclesial para que jovens do mundo inteiro pudessem dizer para a Igreja o que pensam e o que esperam dela enquanto Igreja. Vale a pena ler o documento pós-sinodal publicado pelo papa Francisco: Exortação Apostólica pós-sinodal Christus Vivit dirigida aos jovens e a todo o povo de Deus.
Agora no dia 20 de outubro de 2019, época em que a Arquidiocese de Belo Horizonte está envolvida pela dinâmica pastoral de sua 6ª Assembleia do Povo de Deus, os jovens terão um espaço eclesial especial para serem escutados e onde poderão oferecer a esta Igreja Particular pistas e chaves importantes para que ela repense a sua ação evangelizadora e busque responder ao desafio de evangelizar as juventudes.
O convite está lançado, confira:
6ª APD com as juventudes acontece em outubro
O Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ) convida os jovens das paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte para participar da 6ª Assembleia do Povo de Deus (6ª APD) com as juventudes. O momento é destinado a ouvir, discutir e discernir novos caminhos para a evangelização das juventudes.
Para participar, cada uma da quase 300 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte deve enviar um representante para participar da 6ª APD com as juventudes. Para fazer a inscrição clique aqui.
O encontro será realizado no dia 20 de outubro, das 8h às 14h, na igreja São José, no Centro de Belo Horizonte.
Fonte: