A Região episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER) é a mais nova região da Arquidiocese de Belo Horizonte, criada por decreto do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, em 2019, compreendendo todas as paróquias de cidades e distritos da região do Vale do Paraopeba. Trata-se de um fruto da V Assembleia do Povo de Deus (V APD), a RENSER consolidou-se a partir do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária (VEAM) no Vale do Paraopeba, orgão responsável por contribuir para a articulação das paróquias de toda a Região.
A grande devoção a Nossa Senhora do Rosário, nas muitas comunidades que ficam no Vale do Paraopeba, inspirou a definição do nome desta que é a quinta Região Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na cidade de Brumadinho, que agora faz parte da RENSER, foi criado o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, onde foi instalada a sede da Cúria Regional.
A mais nova região episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte é composta por cerca de 12 paróquias com aproximadamente 150 comunidades cristãs no Vale do Paraopeba. Em seu território há ricas tradições da piedade popular e comunidades quilombolas que resistem, pelo cultivo da identidade e a memória comum, a todo processo de exclusão social.
A RENSER tem como seu primeiro bispo referencial, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira. O primeiro vigário episcopal é o padre Renê Lopes, pároco da Paróquia São Sebastião, de Brumadinho.
Integram a RENSER as seguintes cidades e distritos: Brumadinho, Mário Campos, Piedade do Paraopeba, Moeda, Belo Vale, Aranhas, Bonfim, Piedade dos Gerais, Crucilândia, Rio Manso, Vargem Alegre.
Veja o vídeo que explicita a criação da RENSER:
Mais informações:
Endereço: Rua Coronel Alberto Cambraia, N º 140, Bairro : Santa Cruz, Brumadinho CEP:35460-000
Telefone: (031) 3571-1300
Email: renser@arquidiocesebh.org.br