Grupo de Trabalho Ecologia Integral e Mineração se reúne em Brumadinho

Evangelizar implica assumir opção solidária pelos pobres (com os pobres lutar contra a pobreza) e colocar-se ao lado e junto com as pessoas vulneráveis do lugar onde a Igreja cristã se faz presente. Exige, portanto, o testemunho do cultivo da vida nova forjada na cultura do cuidado com a dignidade da vida e na postura profética livre que denuncia e combate toda forma de ameaça à vida e às pessoas.

Por isso, o Grupo de Trabalho (GT) Ecologia Integral e Mineração do Regional Leste 2 da CNBB se reuniu nos dias 11 e 12 de setembro, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho. Com o objetivo de planejar as ações do GT para o próximo período, a reunião contou com a participação de Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte; das articuladoras sociais da RENSER (Região episcopal Nossa Senhora do Rosário); de agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Cáritas Regional Minas Gerais; de integrantes da Rede Igrejas e Mineração e do Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MoviSAM) .

A partir da metodologia VER (conhecer com profundidade crítica a realidade), JULGAR (deixar-se iluminar pela Palavra de Deus para discernir caminhos) e AGIR (organizar a ação evangelizadora transformadora das estruturas injustas que alimentam a lógica de ameaça à vida e às pessoas), os participantes visitaram uma comunidade atingida pelo rompimento da barragem da Vale no município, em janeiro desse ano, e partilharam as ações realizadas até agora na região.

No último dia de reunião, os integrantes definiram ações para reforçar os trabalhos da equipe da RENSER nas inúmeras demandas das atingidas e atingidos pela Vale em Brumadinho. O GT integra a Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB e a Rede de Igrejas e Mineração.

Fonte:

www.cnbbleste2.org.br