Para melhor conhecer a Arquidiocese de Belo Horizonte… Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (4)

A constituição da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) foi aprovada pelo Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte em 1999, sendo a nova região criada pelo Decreto 04/99, de 15 de setembro de 1999, pelo Cardeal D. Serafim Fernandes de Araújo, com a instalação solene do 1º Conselho de Pastoral Regional em 12 de agosto de 2000, estando presentes todos os Conselhos de Foranias, bem como grande número de padres e leigos. Sua criação se deu em decorrência de uma maior adequação da realidade pastoral da Arquidiocese, a partir das análises e estudos realizados no decorrer do Projeto Pastoral “Construir a Esperança”.

A Rense é enriquecida pela presença de 28 comunidades de vida religiosa feminina e masculina, de várias congregações. Conta com um bom número de colégios católicos e universidades, dentre as quais desponta a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, campus Coração Eucarístico). Destaca-se, assim, seu enorme potencial no campo da formação.

Na primeira Assembleia do Clero da Região (01/03/2000), foram escolhidas as prioridades pastorais para o primeiro triênio (2000-2002): estruturação de algumas pastorais básicas, em âmbito regional, como Catequese, Crisma, Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar e Serviço de Participação na Sociedade (SEPAS), com uma ênfase especial na organização de grupos de “Fé e Política”. Conjuntamente, na esteira das orientações da 1ª Assembléia do Povo de Deus (APD), destacaram-se alguns aspectos a serem trabalhados em todos os níveis:

  • Espiritualidade;
  • Formação;
  • Comunicação.

Para 2003-2004, a prioridade pastoral da Região foi a Pastoral Familiar, trabalhada numa dimensão transversal: todas as pastorais, de uma maneira ou de outra, tocam a família. Destacaram-se os fóruns da família, tanto em âmbito regional como forâneo. Em 2004, procurou-se também aprofundar as determinações da 2ª Assembleia do Povo de Deus (APD), nas dimensões da:

  • Espiritualidade;
  • Renovação da Vida Comunitária;
  • Inserção Social.

Em 2005, a prioridade pastoral centrou-se no estudo e implantação de diversas determinações do Projeto Pastoral da Arquidiocese “Igreja Viva, Povo de Deus em Comunhão”. Em 2006, mantendo a comunhão com as prioridades da Arquidiocese – Revitalização dos Conselhos de Pastoral e Organização da Comissão de Pastoral Familiar – procurou-se desenvolver também a dimensão missionária do Projeto de Evangelização, através de quatro enfoques:

  • oração;
  • conscientização;
  • formação;
  • ação.

Em 2007, acompanhando as prioridades da Arquidiocese, a Rense continuou a desenvolver a dimensão missionária, com uma ênfase maior na ação missionária nas foranias, de maneira especial com a evangelização das vilas e aglomerados. Nesse ano ocorreu a renovação dos cargos e funções na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Vigários episcopais

  • Pe. Lúcio Drumond Prado, SSCC (março de 2000 até fevereiro de 2001);
  • Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA (março de 2001 até novembro de 2007);
  • Pe. Júlio César Gonçalves Amaral (novembro de 2007 a novembro de 2013);
  • Frei Adilson Corrêa, OFM (novembro de 2013 até hoje).

Desde o início de sua história, a Região Esperança procurou delinear o seu “rosto pastoral”, com uma insistência especial na fraternidade presbiteral e na corresponsabilidade pastoral entre clero e laicato. Após a II APD (2003), cujas determinações foram assumidas pelo Projeto Pastoral “Igreja Viva: Povo de Deus em Comunhão”, procurou-se trabalhar de forma mais intensa o papel das foranias como o espaço privilegiado de “comunhão eclesial”. Nesse sentido, deu-se uma ênfase especial aos Conselhos de Pastoral das Paróquias e Comunidades, das Foranias, da Região e do Conselho Presbiteral Regional. Essa consciência e importância foram trabalhadas de forma particular nas visitas pastorais durante o período de 2006-2007.

Após a III APD (2008), com suas determinações assumidas pelo Projeto de Evangelização “Igreja Viva, sempre em Missão”, depois de um processo de escuta e discernimento, avaliando-se o projeto anterior, deu-se continuidade às iniciativas já implementadas e às mesmas somou-se os 12 programas de evangelização do Projeto “Igreja Viva, sempre em Missão. A partir desse momento deu-se ênfase a:

  1. estruturação do Setor da juventude;
  2. revitalização das Foranias e do funcionamento dos Conselhos pastorais forâneos (CPFs);
  3. organização do trabalho das lideranças com os vigários forâneos, com o apoio da Pastoral presbiteral
  4. simplificação e dinamização das estruturas pastorais;
  5. valorização da Palavra de Deus;
  6. difusão da Leitura Orante da Bíblia;
  7. formação litúrgica para leigos com o apoio da CAL;
  8. fortalecimento do Ministério das exéquias e da consolação;
  9. busca de novos caminhos para a atuação social e política;
  10. encontro de secretárias visando a uma melhor qualificação para o atendimento nas paróquias.

Bispo referencial

Em 2011 a Rense passou a ser acompanhada pelo bispo auxiliar dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Com a sua vinda foram implementados importantes aspectos, como a revitalização das reuniões do Conselho presbiteral regional, o atendimento do bispo na Cúria regional, a visita pastoral, a presença do bispo em celebrações e encontros nas paróquias, o apoio ao vigário episcopal e o acompanhamento dos padres.

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães nasceu no dia 6 de janeiro de 1960, em Ponte Nova (MG), numa família cristã. Fez o noviciado na Congregação Salesiana, em 1979, em Barbacena, culminando com a profissão religiosa em janeiro de 1980. Foi ordenado diácono no final de 1987, por dom João Resende Costa, SDB, na Paróquia Cristo, Luz dos Povos, em Belo Horizonte, e presbítero em julho de 1988, por dom Irineu Danelon, em Ponte Nova. Destinado a Jaciguá, Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, foi, primeiro, Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista e, depois, Pároco, em 1989. Em 1990 foi convidado a voltar para Belo Horizonte para retomar os estudos, de 1990 a 1992, morando e trabalhando pastoralmente na Paróquia Cristo, Luz dos Povos, da Inspetoria São João Bosco. Fez o mestrado em teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, com a tese “O individualismo cultural e a vivência da fé cristã”. Na mesma época, incardinou-se na Arquidiocese de Belo Horizonte, quando tornou-se Administrador Paroquial e depois Pároco da Paróquia Santa Maria, Mãe de Deus.

A partir de 1992 entrou para o magistério no ensino superior de graduação e pós-graduação. Lecionou diversas disciplinas de Teologia Sistemática e Teologia Pastoral. Foi coordenador do curso de Teologia e professor no Instituto Santo Tomás de Aquino, centro de formação dos religiosos em Belo Horizonte, no Instituto de Ciências Humanas dos Maristas, Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, da PUC Minas, no Centro de Formação de Agentes de Pastoral de Belo Horizonte. Prestou inúmeras assessorias a Congregações Religiosas e Dioceses em assembleias e cursos. Também assessorou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética e no Instituto de Pastoral Catequética do Regional Leste II, onde atuou como professor. 

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura e, foi eleito na última Assembleia para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, é membro do CONSEP e do Conselho Permanente. Faz parte da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil. Atualmente, é membro do Conselho Curador da Fundação João Paulo II e da Fundação Mariana Resende Costa, do Conselho Consultivo da Sociedade Mineira de Cultura e reitor da PUC Minas. Em março de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco para o Pontifício Conselho para a Cultura.

Assessoria

Bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), dom Joaquim Mol é responsável pelo acompanhamento global da PUC Minas, Colégio Santa Maria, do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa e do Observatório da Evangelização. Na RENSE, dom Mol coordena, orienta e acompanha a ação evangelizadora e pastoral, além do funcionamento e da infraestrutura da Cúria Regional. Está em permanente contato com os padres, religiosos e comunidades de fiéis desta Região para escuta, orientações e avaliações. Preside os Conselhos Pastoral Regional e Presbiteral. 

Dom Mol trabalha na articulação do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp). Também realiza acompanhamento pastoral das entidades vinculadas presentes na Região Episcopal. Discute e define com instâncias competentes provisões e transferências. O Bispo acompanha a Catequese; é responsável pelo Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura, que abrange a Rede Catedral de Comunicação Católica, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Sociedade Civil Espírito Santo. 

Espalhadas pelos municípios de Belo Horizonte e Contagem, a RENSE é constituída, atualmente, de 48 paróquias, do curato São Domingos, da Capela Curial Santo Expedito, Capela Especial Cristo Rei, Santuário e da Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida organizados em seis foranias, caracterizando-se como uma região totalmente urbana. Nela se encontram todos os seminários da Arquidiocese, as comunidades do propedêutico, da filosofia e da teologia, bem como seminários de outras dioceses e casas de formação de institutos religiosos.

Momentos fortes para construir a identidade da Rense têm sido as celebrações de Nossa Senhora da Esperança (sempre no mês de setembro), os encontros em nível regional e o estudo da proposta de transferência da Cúria para sede própria, em espaço localizado na Paróquia São João Bosco.

No processo da IV APD foram percebidos alguns desafios pastorais para a Rense:

  • uma pastoral em estado permanente de missão nas paróquias e foranias;
  • a evangelização nas vilas e favelas;
  • uma maior e melhor articulação do social e político;
  • a evangelização dos jovens;
  • uma formação continuada e adaptada às demandas da realidade atual.

Conselho Pastoral RENSE:

  • Frei Adilson Corrêa da Silva, OFM: Vigário Episcopal da RENSE
  • Ana de Fátima Martins Rocha: Coordenadora Regional do ECC
  • Ana Maria Rodrigues Soares: Representante da Forania São José
  • Antônio Fernando Martins Ribeiro: Coordenador Regional do ECC
  • Aparecida de Fátima Lopes Pereira: Representante da Pastoral de Catequese Infantil
  • Pe. Bráulio Francisco Tibúrcio: Vigário Forâneo – Forania São Dimas
  • Pe. Carlos Roberto Costa: Vigário Forâneo – Forania São Francisco das Chagas
  • Pe. Celso Antônio Rocha de Faria: Vigário Forâneo – Forania São João Batista
  • Daniel Barbosa Reis: Representante da Pastoral da Liturgia
  • Evaldo Lúcio de Lima: Representante da Forania São Francisco das Chagas
  • Felipe Marcelino da Silva Sousa: Representante da Pastoral Social e Política RENSE
  • Isabel Geralda Paiva Menezes: Representante da Forania São João Bosco
  • Pe. Ivanil Alves do Nascimento, CMF: Vigário Forâneo – Forania São João Bosco
  • Janaína Gonçalves Moreira da Silva: Coordenadora da Pascom da RENSE
  • Jânio Ferreira da Souza: Representante da Forania São João Batista
  • Pe. João Paulo Ponciano de Farias, MSF: Vigário Forâneo – Forania São Sebastião
  • Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães: Bispo Auxiliar para a RENSE
  • Pe. José Roberto de Abreu e Silva: Vigário Forâneo – Forania São José
  • Pe. Júnior Vasconcelos do Amaral: Representante do Clero da RENSE
  • Magna Jeanine Santiago Leite: Representante da Forania São Dimas
  • Maria das Graças Silva Oliveira: Representante da Forania São Sebastião
  • Maria de Fátima Alves: Representante da Forania São João Bosco
  • Marise Costa Cabral Silva: Representante da Forania São Dimas
  • Mateus Oliveira Lemos: Representante da Pastoral de Liturgia
  • Mércia Maria Oliveira Neder: Secretária da RENSE
  • Miguel A. Souza: Coordenador do RCC da RENSE
  • Natália C. Rodrigues Macedo: Coordenadora do Setor de Juventude da RENSE
  • Nazir Elias Daoud: Coordenador da Pastoral da Esperança da RENSE
  • Neila Maria Dias da Silva: Representante da Pastoral da Liturgia
  • Renata Senhorinha Santiago: Coordenadora da Pastoral do Dízimo da RENSE
  • Sandra Márcia Vicente A. Victoriano: Representante de Catequese
  • Tânia Miguel Cortêz: Coordenadora do Apostolado da Oração da RENSE
  • Thaís de Castro Luz: Representante paróquia São José
  • Valdir Zeferino Ferreira Júnior: Representante da Forania São João Batista
  • Vanda Gomes da Silva: Representante da Forania São Francisco das Chagas

Clique para acessar o atual: Plano Pastoral da RENSE

Mais informações: www.arquidiocesebh.org.br/regiaorense
E-mail: pascomrense@arquidiocesebh.org.br
Rua Ibirapitanga, 235 – Bairro Dom Cabral – Belo Horizonte/MG – CEP: 30535-390

Fonte:

ww.arquidiocesebh.org.br/regiaorense