Capacitação para agentes da Pastoral de Rua na Arquidiocese de BH

Partindo da iniciativa de Francisco, na busca por uma Igreja em Saída, por uma Igreja que vai ao encontro dos que vivem nas periferias geográficas e existenciais, a Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (VEASP), lança a Capacitação para agentes da Pastoral de Rua.

Criada em 1987, por meio da Fraternidade das Oblatas de São Bento, a Pastoral de Rua trabalha com o direito de convivência solidária nas ruas, viadutos e “lixões”, estimulando a redescoberta da autoestima e da dignidade do povo da rua.

Nesse caminho, seus agentes trabalham no sentido de incentivar a organização dos moradores de rua em busca da superação do estigma da exclusão e da conquista da cidadania.

A partir da organização comunitária, a Pastoral procura manter atividades na própria rua e, ao mesmo tempo, possibilitar a multiplicação de agentes. A dedicação de alguns Moradores de Rua, junto ao movimento, resultou em conquistas de projetos importantes, dentre eles, a República Reviver, o Centro de Referência da População de Rua e o Ambulatório Carlos Chagas.

A ação junto aos Catadores de Papel resultou na fundação da Asmare – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – em 1990. A partir de 2000, essa experiência foi-se disseminando em outros 21 municípios de Minas Gerais.

40347607_1843355362416133_1719899780869521408_n