50 anos de Medellín: De Medellín a Francisco. A recepção do Vaticano II continua a nos desafiar!

Começa hoje, dia 07/05/2018, o VI Colóquio de Teologia e Pastoral promovidos pelas três faculdades de Teologia de Belo Horizonte – FAJE, ISTA e PUC Minas – pelo Centro Loyola de Espiritualidade, Fé e Cultura e pelo Observatório da Evangelização – PUC Minas. O Tema deste ano: “50 anos de Medellín – De Medellín a Francisco: A recepção do Concílio Vaticano II continua a nos desafiar“.

A II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, celebrada na cidade de Medellín, na Colômbia, de 24/08/1968 a 06/09/1968 é considerada o maior evento eclesial do continente no século XX.

Para uns Medellín foi a recepção mais criativa do Concílio Vaticano II realizada por um continente, para outros, como Dom Pedro Casaldáliga, Medellín foi o nosso Pentecóstes, foi o Concílio Vaticano II da América Latina.  Portanto, não foi meramente o esforço para aqui receber o Concílio, mas o esforço da Igreja Latino-americana responder aos desafios e urgências de ser cristão enraizado no terceiro mundo, ou seja, como ser cristão em contexto de perversa desigualdade socioeconômica! Em Medellín, a Igreja, enquanto povo de Deus, promoveu uma volta a Jesus e sua prática e fez a opção pelos pobres, pelas comunidades, pelos círculos bíblicos, pelos ministérios laicais e pelas pastorais sociais.

Como sabemos, o ano de 1968 foi bastante emblemático, pois enquanto na Europa os jovens gritavam por mais liberdade, em nosso continente, ao contrário, as ditaduras militares se recrudesciam.

Como contextualizar Medellín no horizonte da Igreja de 50 anos depois? O que seria, no contexto atual, fazer renascer o frescor eclesial de 50 anos atrás? Com o papa Francisco, podemos outra vez sonhar com perspectivas de mudanças na prática evangelizadora da Igreja? Com o impulso de uma Igreja em saída, o que é possível vislumbrar num futuro mais próximo?

Na conferência de hoje à noite, o teólogo e historiador, Prof. Dr. José Oscar Beozzo, compartilhará seu olhar histórico crítico sobre Medellín, oportunizando a todos uma aproximação do contexto de 1968.

Cartaz_VI Coloquio teo-pastoral 2018

Prof. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães

Secretário Executivo do Observatório da Evangelização