Na tarde deste sábado, 28/04, a FAJE/BH – Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia, promoveu a 1ª Jornada de Comunicação e Evangelização. O encontro realizado na própria Instituição teve como discussão central “A Comunicação para a verdade e a Paz”, uma reflexão sobre a Carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que destaca as “Fake News”.
No dia 13 de maio deste ano será comemorado o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e desta vez a discussão apontada por Papa Francisco tem a ver com as diversas notícias falsas disseminadas nos meios comunicacionais. E porque será que existem tantas divulgações de notícias não verdadeiras? Porque compartilhamos, às vezes, uma informação sem confirmar sua veracidade?
Para abordar de maneira didática e factual a Jornada de Comunicação na FAJE apresentou temáticas importantes durante a mesa redonda. A primeira mesa, mediada pela Coordenadora de Comunicação da Instituição, Graziela Cruz, contou com a presença do Padre Rafael Vieira, Assessor de Imprensa da CNBB, JD Vidal, jornalista, e Cláudia Siqueira, jornalista, professora da PUC Minas e Diretora da TV Horizonte.
Já no segundo momento o reitor da FAJE, padre Geraldo Luiz De Mori, foi o mediador e conduziu a mesa que falou sobre “Fake News: liberdade de expressão x manipulação da informação”. Para essa segunda discussão os convidados foram Mozahir Salomão, professor e Coordenador de Comunicação da PUC Minas, Lorena Tácia, professora do Centro Universitário de BH (UNI BH), e Cândido Henrique, editor do Jornal O Tempo.
Para fechar o encontro também foi realizado um grupo de estudos, onde os participantes puderam escolher entre as temáticas: Marketing Digital: desafios e tendências, e Planejamento e prática na Pastoral da Comunicação.
(Fotos: Camilla Moreira / Informações: Janaína Gonçalves)
Observatório da Evangelização PUC Minas