Você conhece a “CELEBRA – Rede de Animação Litúrgica” das Comunidades? (3ª parte)

bg-celebra4REAFIRMANDO NOSSA IDENTIDADE, VISLUMBRAMOS NOVOS CAMINHOS

29. À luz da Assembleia comemorativa dos 20 anos da Rede Celebra, ocorrida em julho de 2015, reafirmamos um estilo de vida simples que privilegia relações horizontais e leveza em sua configuração organizativa. Reafirmamos também, nossa disposição a serviço de uma liturgia memorial da páscoa que seja fonte de espiritualidade e que esteja enraizada na Bíblia e na vida. Desejamos cada vez mais que a Rede Celebra se situe como parte da Igreja segundo o modelo das Comunidades Eclesiais de Base, que tem como sujeitos os pobres da América Latina e do Caribe, uma “Igreja em saída”, segundo o papa Francisco, que interaja com os movimentos e pastorais eclesiais e sociais e que tenha diante de si as grandes causas da humanidade: “pensar globalmente e agir localmente”. [Esta frase marcou a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – UNCED/Rio-92, com a Agenda 21.]

A contribuição específica da Rede Celebra é a liturgia, por isso, consideramos importante crescer na arte de celebrar, seja na comunidade, seja nas casas ou em outros espaços, e fazê-lo, também, ecumenicamente com outras Igrejas. Assim, buscamos cultivar o profetismo em comunhão com toda a Igreja, oportunizando o diálogo com bispos, presbíteros e diáconos, transitórios ou permanentes.

30. No que diz respeito à formação, priorizamos uma pedagogia que parte do rito para chegar à teologia e à espiritualidade, uma formação intelectual, interdisciplinar e afetiva em todos os níveis e modalidades. Nesse sentido, insistimos na importância da formação permanente dos membros da Rede, a começar pelos núcleos e regiões, valorizando o “Curso de Capacitação, Extensão e Especialização”, promovido pelo núcleo de Goiânia (GO). No âmbito nacional, nos empenhamos para garantir a continuidade do encontro de formação a cada ano, incluindo, a cada três anos, a Assembleia da Rede Celebra.

Comprometemo-nos a produzir um subsídio que reúna os princípios metodológicos da Rede Celebra e dê orientações práticas quanto a sua pedagogia. Além disso, a cooperar, onde atuamos, com o processo da catequese em estilo catecumenal, seja interagindo com as/os catequistas de iniciação cristã, seja contribuindo mediante as escolas de liturgia, destinadas a adultos, jovens e adolescentes, visando, sobretudo, a participação, e promovendo, também, a celebração do Ofício Divino da juventude e o de adolescentes e crianças.

31. Desde o início, a vida da Rede Celebra dependeu, antes de tudo, da articulação e da caminhada dos núcleos locais. Por isso, além da permanência de uma Equipe Nacional de Articulação e Apoio, nos moldes como tem funcionado nestes 20 anos de caminhada, não queremos multiplicar estruturas. Reconhecemos, no entanto, a necessidade de certa configuração jurídica, exigida pelo crescimento dos núcleos, a fim de viabilizar a organização financeira. Com relação à manutenção dos serviços (reuniões, infraestrutura dos encontros nacionais, assessorias de pessoas não pertencentes à Rede), definimos uma contribuição anual: pessoal, no valor de 3% do salário mínimo e, como núcleo, de acordo com as possibilidades (de preferência no mês de abril, para facilitar o planejamento).

 

ATIVIDADES PREVISTAS

32. Fazer contato com pessoas, grupos e comunidades que se identifiquem com a proposta da Rede CELEBRA. Essas aproximações devem se dar em âmbito local, regional e nacional.

33. Promover encontros onde se efetive a troca de experiências e a reflexão de acordo com a metodologia da Rede CELEBRA.

34. Dar especial atenção à preparação dos Intereclesiais de CEBs, nos níveis local, regional e nacional.

35. Produzir subsídios litúrgicos conforme as necessidades e eventuais solicitações.

36. Garantir a articulação em nível nacional através de uma equipe composta para esse fim.

37. Manter um boletim em nível nacional, como veículo de comunicação e de informações, para troca de experiências etc.

 

QUEM PARTICIPA OU COMO SE ENTRA NA REDE

38. Pode participar da Rede CELEBRA toda pessoa, grupo ou comunidade que se identifica com os pontos de partida e propostas apresentados acima. As relações pessoais devem prevalecer sobre as institucionais.

39. Para entrar, basta fazer contato com alguém da Rede e começar a participar dos núcleos no âmbito local e regional.

40. Cada participante contribuirá com uma taxa anual para manter o boletim nacional e colaborar nos gastos com outras atividades.

 

ANEXO 1

Carta dos participantes da assembleia comemorativa dos 10 anos

“Abra a porta, abra a janela, venha ver quem é quem vem!

É Jesus que vem chegando, ele é o nosso bem!”

Aos nossos núcleos da Rede CELEBRA espalhados pelo Brasil e às pessoas e grupos em comunhão conosco.

Reunidos(as) em Hidrolândia (GO), nos dias 1º a 4 de dezembro de 2005, vindos dos estados: DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, SP, TO, somando 66 participantes para a assembleia comemorativa dos 10 anos da Rede – Memória, Identidade, Compromisso –, temos a alegria de partilhar com vocês um pouco do que refletimos, vivenciamos e propomos.

Nesses dias, fizemos memória a partir da realidade dos núcleos, revelada nas respostas aos questionários, e ficamos encantados(as) ao perceber que a maioria deles se encontra regularmente para celebrar, partilhar a vida e as experiências, bem como para estudar e animar a vida litúrgica das comunidades. O espírito da Rede está se alastrando e iluminando a caminhada dos pobres em busca de libertação.

O Ofício Divino das Comunidades, um jeito de celebrar comunitário, orante, profético, inculturado, ligando liturgia e vida, marca a identidade da Rede e nos dá força e ânimo em meio aos desafios sociais, políticos, econômicos e eclesiais que se apresentam.

Celebramos a memória de Jesus procurando assumir suas atitudes no compromisso com a transformação pascal da realidade, resgatando a dignidade do ser humano como filho e filha de Deus que é, e, ao mesmo tempo, promovendo um mutirão na construção do Brasil que queremos, a partir da relação fraterna e comunitária entre as pessoas e culturas, superando a desigualdade social e respeitando as diversidades.

Reafirmamos, durante a assembleia, que a “CELEBRA é uma rede formada por pessoas, grupos e comunidades, aberta a diálogo ecumênico, comprometida com uma liturgia cristã, fonte de espiritualidade, inculturada na caminhada, solidária com os pobres” (Carta de Princípios, nº 07).

A CELEBRA tem como prioridade para os próximos anos a Formação (em nível nacional e local), considerando a realidade e necessidade de cada núcleo. Também comunicamos com alegria que a Equipe de Articulação eleita pela assembleia, para os três anos seguintes, é composta por:

  • Maria de Lourdes Zavarez;
  • Laudimiro de Jesus (Mirim);
  • Marcelino Sivinski.

No caminho percorrido nestes dez anos da Rede CELEBRA, temos a certeza de que é preciso continuar tecendo uma liturgia ministerial e missionária que testemunhe e celebre a presença do Mistério Pascal nas comunidades, como ensina Concílio Vaticano II.

Com muito axé, aguardamos a manifestação do Deus conosco que muda o chão duro de nossas vidas em água pura.

Hidrolândia/GO, 04 de dezembro de 2005.

Participantes da Assembleia Comemorativa dos 10 anos da Celebra, Rede de Animação Litúrgica.

 

ANEXO 2

Carta participantes da assembleia comemorativa dos 20 anos

Aos irmãos e irmãs de nossos núcleos da Rede Celebra espalhados pelo Brasil e às pessoas e grupos em comunhão conosco.

Reunidos(as) em Brasília (DF), nos dias 22 a 26 de julho de 2015, vindos dos estados de AM, BA, DF, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RS, SC, SP, somando 92 participantes para a Assembleia Comemorativa dos 20 anos da Rede Celebra – Releitura da Carta de Princípios no atual contexto sócio-cultural-eclesial, aprofundando e ressignificando os traços da identidade da Rede, como serviço à formação litúrgica -, temos a alegria de partilhar com vocês um pouco do que refletimos, vivenciamos, reafirmamos e vislumbramos para o futuro.

Nestes dias, retomamos a caminhada dos núcleos, revelada nas respostas aos questionários enviados. Que riqueza! Encanta-nos constatar que, mesmo diante das dificuldades, tais núcleos continuam se encontrando para partilhar a vida, estudar e animar a liturgia das comunidades. Fizemos memória dos 20 anos de caminhada da Rede Celebra: o processo de surgimento, o encontro de fundação, os encontros anuais, a organização dos núcleos, a herança recebida das Comunidades Eclesiais e dos Intereclesiais, o protagonismo das mulheres, as publicações, as escolas de liturgia para juventude, o aperfeiçoamento, a metodologia e pedagogia, as intuições sobre a música litúrgica… Procuramos compreender, também, a atual conjuntura eclesial e social. Retomamos e aprofundamos o significado de REDE, de ANIMAÇÃO, de LITURGIA, elementos que constituem a nossa identidade. Reafirmamos a importância do Ofício Divino das Comunidades, versão inculturada da oração da Igreja, com jeito orante e profético, ligando liturgia e vida.

Passados 10 anos desde a última revisão da Carta de Princípios (Hidrolândia (GO), dezembro de 2005), encaminhamos uma revisão da mesma; recolhemos as contribuições vindas dos núcleos e, a partir delas, deliberamos sobre as adaptações e complementações, procurando levar em conta a nova realidade social e eclesial, particularmente marcada pelas atitudes e provocações do Papa Francisco. Reassumimos compromissos anteriores e vislumbramos novos, referentes à identidade da Rede, sua estrutura e o processo de formação.

Agradecemos à Equipe de articulação dos últimos três anos:

  • Étel Teixeira de Jesus;
  • Sued Henrique de Carvalho Vasques;
  • Maria do Carmo de Oliveira;
  • Maria de Lourdes Zavarez.

Destacamos a presença e a dedicação de Maria de Lourdes Zavarez e Maria do Carmo de Oliveira à frente desse serviço nestes 20 anos. Também comunicamos, com alegria, que a Equipe de Articulação eleita pela assembleia para os três anos 2015-2018 é composta por

  • Ivani Brito;
  • Alberto Reani;
  • Danilo Alves.

Queremos, enfim, agradecer a presença de Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR), membro da Rede CELEBRA, e de Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, por celebrar conosco a Eucaristia e por suas palavras de incentivo à caminhada da Rede e ao seu compromisso com a formação litúrgica em nossas comunidades.

Brasília (DF), 26 de julho de 2015.

Participantes da Assembleia Comemorativa dos 20 anos da Celebra – Rede de Animação Litúrgica

Contato:

www.rececelebra.com.br

celebranacional@gmail.com

 

(Os grifos são nossos)

Fonte:

www.redecelebra.com.br