40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico – 39º dia

Dia 39 de Navegação – 04 de Outubro


Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia

Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva. 

Na Amazônia, estão sendo vividos momentos de grande esperança, apesar dos fortes sinais de dor que atormentam sua caminhada todos os dias 

Tweet

Leitura do dia

(Cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios)

Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e sentando-se sobre a cinza. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos despreza, a mim despreza; ora, quem me despreza, despreza Aquele que me enviou”. Lucas 10, 13-16.

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico

Na Amazônia, estão sendo vividos momentos de grande esperança, apesar dos fortes sinais de dor que atormentam sua caminhada todos os dias. A Igreja neste território é profundamente frágil diante dos sinais dos tempos, e nela está sua força para se renovar do menor e encontrar a fonte da vida que é o Cristo que nasceu nas margens. Um Jesus que se tornou um conosco escolhendo vir nas entranhas de uma mulher simples e do povo, e também em um contexto de periferia, humildade e simplicidade. Algo, ou talvez muito, do que é vivido como Igreja viva, encarnada e profética na Amazônia, deve ser uma fonte de vida para o mundo e para toda a eclesialidade. Talvez seja por isso que algumas das rejeições contra este Sínodo também sejam um desconhecimento do convite de Jesus neste Kairós.

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo Amazônico.

Citação para fechar a meditação

Seja-me permitido dizer que se, para alguns, sois considerados um obstáculo ou um «estorvo», a verdade é que vós, com a vossa vida, sois um grito lançado à consciência dum estilo de vida que não consegue medir os custos do mesmo. Vós sois memória viva da missão que Deus nos confiou a todos: cuidar da Casa Comum.

(Papa Francisco. Encontro com os Povos da Amazônia. Puerto Maldonado 2018) 

Fonte:

IHU