Dia 36 de Navegação – 01 de Outubro
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia
“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.
Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva.
Qualquer pessoa que abraça a mensagem de Deus e a põe em prática é bem-vinda, e aqueles que são formalmente familiares não o são se rejeitarem essa atitude de acolher o outro
Leitura do dia
(Cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios)
Sua mãe e seus irmãos vieram ter com ele, mas não podiam se aproximar, por causada multidão. Alguém lhe comunicou: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te ver”. Ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Lucas 8, 19-21.
Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico
Essa leitura do Evangelho é complexa, até chocante, pois podemos ser apanhados na aparente negação de Jesus àqueles que são sua família. Mas, de fato, é o contrário. Ou seja, é uma extensão do coração para abraçar seriamente todos aqueles que desejam seguir sua mensagem, o caminho do Reino e a missão de Deus … mesmo que não sejam formalmente membros de sua família. Este Sínodo é apenas um convite para isso; alargar o coração, abrir a perspectiva e ampliar o senso de recepção do Reino para todos, como o próprio Jesus quis. Qualquer pessoa que abraça a mensagem de Deus e a põe em prática é bem-vinda, e aqueles que são formalmente familiares não o são se rejeitarem essa atitude de acolher o outro. Jesus sai de Si mesmo, e este Sínodo nos convida a sair de nos para aprofundar o encontro, à luz do chamado de Deus, para buscar mais vida e vida em abundância para aqueles que querem caminhar na construção do Reino.
Contemplação
Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo Amazônico.
Citação para fechar a meditação
A Igreja não é alheia aos vossos problemas e à vossa vida, não quer ser estranha ao vosso modo de viver e de vos organizardes. Precisamos que os povos indígenas plasmem culturalmente as Igrejas locais amazônicas. (…) Ajudai os vossos bispos, ajudai os vossos missionários e as vossas missionárias a fazerem-se um só convosco e assim, dialogando com todos, podeis plasmar uma Igreja com rosto amazônico e uma Igreja com rosto indígena.
(Papa Francisco. Encontro com Povos Indígenas Amazônicos. Puerto Maldonado, Peru. Janeiro 2018)
Fonte: